Nova Guiné Neerlandesa – Wikipédia, a enciclopédia livre

   |- style="font-size: 85%;"        |Erro::  valor não especificado para "nome_comum"     


Nederlands Nieuw-Guinea
Nova Guiné Neerlandesa

Colônia Neerlandesa


1949 – 1962
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Localização de Nova Guiné Neerlandesa
Localização de Nova Guiné Neerlandesa
Continente Oceania
País Indonésia
Capital Hollandia
Língua oficial neerlandês
Governo Não especificado
Período histórico Guerra Fria
 • 27 de dezembro de 1949 Fundação
 • 1 de outubro de 1962 Dissolução
Área 420 540 km²
Moeda florim

A Nova Guiné Neerlandesa ou Nova Guiné Holandesa era a Nova Guiné Ocidental quando era ainda uma possessão colonial do Reino dos Países Baixos. Atualmente o território é formado por duas províncias mais orientais da Indonésia: Papua e a Papua Ocidental (administradas como uma única província até 2003 sob o nome de Irian Jaya).

De 1898 a 1949 a Nova Guiné Neerlandesa fez parte das Índias Orientais Neerlandesas.

Em 1949, quando o resto das Índias Orientais Neerlandesas tornaram-se independentes como Indonésia, o governo neerlandês manteve sua soberania sobre a Nova Guiné Ocidental e tomou medidas para conceder a independência ao território como um país separado. Cerca de cinco mil professores foram destinados para educar a população sobretudo em técnicas políticas, econômicas e civis. Os primeiros cadetes navais do território graduaram-se em 1955 e a primeira brigada militar esteve operativa em 1956.

Em 1959 realizaram-se eleições na Nova Guiné Neerlandesa e elegeu-se um Conselho da Nova Guiné que oficialmente reuniu-se em 5 de abril de 1961 para preparar a independência plena no final da década. O governo neerlandês encarregou ao conselho a seleção de um novo emblema nacional e o Lucero de Alba foi elegido como nova bandeira nacional em 1 de dezembro de 1961.

Em 18 de dezembro de 1961 a Indonésia tentou invadir o território e produziram-se algumas lutas entre as forças militares indonésias e neerlandesas até que ambos os governos alcançaram um acordo em Nova York e o território foi colocado temporariamente sob a autoridade das Nações Unidas em outubro de 1962. Em maio de 1963 a administração foi transferida para a Indonésia, e anexado formalmente em 1969 após um plebiscito supervisionado pelo governo indonésio.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externa[editar | editar código-fonte]