Nostalgia – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Nostalgia (desambiguação).
A nostalgia pode ser despertada, por exemplo, a respeito dos nossos tempos de colégio ou da nossa rotina familiar.

Nostalgia é um termo que descreve uma sensação de saudade idealizada, e às vezes irreal, por momentos vividos no passado associada a um desejo sentimental de regresso, impulsionado por lembranças de momentos felizes e antigas relações sociais. A palavra vem do grego nóstos (νόστος - "reencontro") e ἄλγος (álgos - "dor, sofrimento"). A nostalgia já foi considerada uma condição médica no início da Era Moderna por ser associada à melancolia, além de ser importante na literatura como um frequente tropo no Romantismo.[1]

A nostalgia é diferente da saudade, pois a saudade é direcionada a um alvo ou momento específico, e até pode ser superada pela presença ou repetição, já a nostalgia não pode ser superada no campo físico pois diz respeito somente a uma visão idealizada de passado que cada um possui.

Costumeiramente associa-se o sentimento nostálgico a emissões sonoras de baixa frequência. Podemos sentir nostalgia em vários casos, como ouvindo músicas do passado, exalando algum cheiro, relembrando momentos/acontecimentos vividos no passado, etc.

Retrofilia[editar | editar código-fonte]

Mal estar de corpo e alma, a objetos, algum mal feito por outros. O desconforto é chamada de sensação de desconforto, doença ou falta de bem-estar que pode ser causada por algum tipo de doença ou problemas pessoais e de trabalho, tanto na vida privada.

O desconforto está associado a uma sensação de cansaço e falta de energia e vitalidade para realizar suas atividades habituais. 2 - Na cultura de massa, a nostalgia ou retrofilia é separada por décadas (como "nostalgia 70", "nostalgia 80" ou "nostalgia 90"), representando o conjunto de produtos culturais de uma época, como filmes, brinquedos, músicas etc, geralmente destinados a crianças e adolescentes. Esta nostalgia começa, naturalmente, assim que a década termina, e se manifesta em atitudes como guardar e colecionar objetos antigos, ou apenas se interessar por discussões e leituras sobre o tema. Esse fenômeno ocorre porque, diante do mundo adulto, é comum recordar a infância como forma de escapismo. Além das lembranças individuais, há também a dos produtos culturais da época, criando uma identidade nostálgica entre pessoas de mesma idade. Segundo os teóricos da área da psicossomática, o termo "NOSTALGIA" significa sentir falta de uma ação que poderia ter sido realizada e que por um motivo qualquer não se realizou.

Estado de depressão, quando você revê fotos, lê mensagens de textos, ou lê cartas e tem vontade de reviver os velhos tempos.

Referências

  1. Boym, Svetlana (2001). The Future of Nostalgia (em inglês). ilustrada. [S.l.]: Basic Books. p. xiii–xiv. 404 páginas. ISBN 9780465007080 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]