Norio Taniguchi – Wikipédia, a enciclopédia livre

Norio Taniguchi
Nascimento 27 de maio de 1912
Morte 15 de novembro de 1999
Cidadania Japão
Alma mater
Ocupação professor universitário
Empregador(a) Universidade de Ciências de Tóquio, Universidade de Yamanashi

Norio Taniguchi (谷口 紀男 Taniguchi Norio?) (27 de Maio de 191215 de Novembro de 1999)[1] foi professor da Tokyo Science University. Ele cunhou o termo nanotecnologia, em 1974[2] para descrever processos de semicondutores, como deposição de filme fino e moagem de feixe de íons exibindo controle característico da ordem de um nanômetro: "Nanotecnologia" consiste principalmente no processamento de separação, consolidação, e deformação de materiais por um átomo ou uma molécula".[3]

Taniguchi iniciou sua pesquisa em mecanismos abrasivos de usinagem de alta precisão de materiais duros e quebradiços. Na Universidade de Ciência de Tóquio, ele foi o pioneiro na aplicação de técnicas de feixe de energia para processamento de materiais de ultraprecisão; estes incluíam eletro descarga, microondas, feixe de elétrons, fótons (laser) e feixes de íons.

Ele estudou o desenvolvimento das técnicas de usinagem de 1940 até o início dos anos 1970 e previu corretamente que, no final dos anos 1980, as técnicas teriam evoluído a um grau em que precisões dimensionais superiores a 100 nm seriam alcançáveis.

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

A Sociedade Europeia de Engenharia de Precisão e Nanotecnologia presenteou o Professor Taniguchi com seu primeiro prêmio pelo conjunto de sua obra em Bremen, maio de 1999.[4]

A citação sobre o prêmio do Professor Taniguchi dizia:

Em reconhecimento às suas contribuições únicas e notáveis ​​para a pesquisa e o desenvolvimento nas tecnologias de processamento de materiais de ultraprecisão e em 1974, sendo o primeiro a formular e usar o termo Nanotecnologia. Por meio de sua visão, escritos e exemplos de dedicação total ao seu campo de atuação, ele estimulou o desenvolvimento do que será uma das tecnologias dominantes do século XXI.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Nanotechnology: Integrated Processing Systems for Ultra-precision and Ultra-fine products, Edited by Norio Taniguchi. Associate Editors: Tsuguo Kohno, Kazuo Maruyama, Kiyoshi Iizuka, Iwao Miyamoto and Toshio Dohi. 0198562837, hardback, 424 pages, Sep 1996.
  2. N. Taniguchi, "On the Basic Concept of 'Nano-Technology'," Proc. Intl. Conf. Prod. Eng. Tóquio, Parte II, Sociedade Japonesa de Engenharia de Precisão, 1974.
  3. «kheper.net» 
  4. «"Lifetime Achievement Award". European Society for Precision Engineering and Nanotechnology. Archived from the original»