Nikkyō Niwano – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nikkyō Niwano
Nikkyō_Niwano_(1).jpg
Nikkyō Niwano
Nome completo Nikkyō Niwano
Nascimento 15 de novembro de 1906
Tokamachi na província de Niigata
Morte 04 de outubro de 1999 (92 anos)
Tóquio
Nacionalidade  Japão
Cônjuge Sai Niwano
Ocupação Presidente do Risho Kossei-kai.
Principais interesses Budismo
Religião Budista

Nikkyō Niwano (em japonês 庭野日敬, nasceu em Tokamachi na província de Niigata, 15 de Novembro de 1906, faleceu em Tóquio, 04 de outubro de 1999) foi o fundador e primeiro presidente da Risho Kossei-kai. Primeiro japonês a receber o Prêmio Templeton.

Estatua do fundador Niwano.

Risshō Kōsei Kai[editar | editar código-fonte]

O Sr. Niwano estava ativamente envolvido com o grupo budista Reiyūkai, e foi então que ele encontrou a Sra. Myoko Naganuma e a levou a se converter a Reiyūkai. Em 1938, os dois participaram de uma reunião de líderes onde a liderança de Reiyūkai fez vários comentários afirmando que o Sutra de Lótus estava desatualizado. Depois de discutirem o assunto entre si, eles decidiram que não poderiam pertencer a uma organização que tivesse esse tipo de visão.[1] Em 5 de março de 1938, eles fundaram a Risshō Kōsei Kai, realizando a primeira reunião na casa do Sr. Niwano.

Niwano seria o presidente e Naganuma, o vice-presidente. Com o crescimento da organização, ele desistiu de seu trabalho como leiteiro e se dedicou em tempo integral ao ministério. Ele se envolveu em atividades inter-religiosas e ajudou a fundar a Conferência Mundial das Religiões pela Paz em 1970. Durante esse tempo, ele se envolveu em várias conferências e encontros religiosos e culturais, alguns dos quais incluem a Conferência Asiática sobre Religião e Paz e o 6º WCRP na Itália, onde presidiu a WCRP ao lado do Papa João Paulo II.[2] Ele também falou em várias ocasiões como as Nações Unidas clamando pela paz mundial e a abolição das armas nucleares.

Em 1991, ele deixou o cargo de presidente e foi sucedido por seu filho mais velho, Nichiko Niwano. Embora aposentado, ele continuou a participar de atividades inter-religiosas e de paz.

Morte e legado[editar | editar código-fonte]

Nikkyo Niwano morreu em 4 de outubro de 1999. Ele foi cremado. Ele é lembrado por seu trabalho inter-religioso e seus apelos pela paz global e desarmamento. Enquanto muitas pessoas ao redor do mundo o consideram com o mais alto respeito, algumas críticas ocorreram logo após sua morte em relação à grande fortuna que ele deixou para trás, muitos alegando que isso não era budista.[3]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Nikkyō Niwano