Nicteu – Wikipédia, a enciclopédia livre

Na mitologia grega, Nicteu (em grego: Νυκτεύς) foi um regente de Tebas, sucessor de Polidoro. Ele foi sucedido por seu irmão Lico. Segundo algumas versões, ele é o pai de Antíope (mãe de Anfião).

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Existem várias versões para os pais de Nicteu e Lico.

Segundo Higino, eles (e Eupemo) são filhos de Posidão com Celeno, filha de Ergeu.[1]

Pseudo-Apolodoro dá duas versões: por uma delas, eles são filhos da ninfa Clonia com Hirieu, filho de Posidão e Alcíone (filha de Atlas).[2] Em outra versão, Nicteu é filho de Chthonius, um dos Espartos ou Semeados.[3]

Os dois irmãos fugiram da ilha de Eubeia após terem matado o rei Flégias, indo para a Hiria e depois para Tebas, porque eles eram amigos do Rei Penteu.

Regência de Tebas[editar | editar código-fonte]

Nicteu tinha duas filhas, Nicteia e Antíope. Nicteia se casou com Polidoro, o sucessor de Penteu, e foi mãe de Lábdaco. Como Penteu e Polidoro morreram logo depois, Nicteu se tornou regente.

Existem duas versões para a sua morte. Segundo Pseudo-Apolodoro, Nicteu se matou de vergonha depois que Antíope ficou grávida.[3] Segundo Pausânias, ele foi mortalmente ferido em guerra contra Epopeu, rei do Sicião.[4] Em ambas versões, ele pede a seu irmão Lico que o vingue.[3][4]

Precedido por
Polidoro
Rei de Tebas (regente)
Sucedido por
Lico

Referências

  1. Fabulae, CLVII, Filhos de Netuno, por Higino
  2. Biblioteca, 3.10.1, por Pseudo-Apolodoro
  3. a b c Biblioteca, 3.5.5, por Pseudo-Apolodoro
  4. a b Descrição da Grécia, 2.6.2, por Pausânias (geógrafo)