Nicolau I da Dinamarca – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nicolau I
Rei da Dinamarca
Reinado 11041134
Consorte Margarida Fredkulla
Ulvhild Håkonsdotter
Antecessor(a) Érico IV
Sucessor(a) Érico II
Nascimento 1064
Morte 25 de junho de 1134
  Schleswig, Alemanha
Sepultado em Igreja de São Benedito, Ringsted, Dinamarca
Nome completo Nicolau Svendsen
Pai Sueno II
Filho(s) Magno I da Suécia

Nicolau da Dinamarca, (em latim: Nicolaus, em dinamarquês: Niels) (c. 1064Jutlândia, 25 de junho de 1134) foi rei da Dinamarca de 1104 a 1134.[1]

Nicolau era o quinto filho de Sueno II que, após várias sucessões, ascendeu ao trono da Dinamarca.[1] Foi coroado rei em 1104, após a morte de seu irmão Érico I,[1] no lugar do filho deste, Haroldo Kesja.

O começo do seu reinado foi pacífico. Nicolau se casou com Margarida Fredkula, filha do rei da Suécia Ingo I, o Velho e viúva de Magno III da Noruega. Magno Nilsson, único filho nascido deste união, foi eleito pelos habitantes de Gotalândia Ocidental, em 1125, rei da Suécia, e ficou conhecido com o nome de Magno, o Forte.

Depois da morte de Margarida, Nicolau se casou, em 1130, com Ulvhild Håkonsdotter, a viúva do rei sueco Ingo II, o Jovem.

Magno Nilsson, que se considerava herdeiro do reino da Dinamarca, inveja a popularidade de seu primo, Canuto Lavardo, filho legítimo de Érico I da Dinamarca, que havia recebido também o título real concedido pelo imperador em 1129 para reinar sobre os Obodritas, um povo eslavo estabelecido na costa do Mar Báltico.

Em 7 de janeiro de 1131, em Ringsted, na Zelândia, Magno mandou sua guarda pessoal assassinar Canuto Lavardo. Isso desatou numa sangrenta guerra civil.

Nicolau e seu filho foram, assim mesmo, objeto da hostilidade do imperador germânico que os acusava de haver maltratado os mercadores alemães da Liga Hanseática.

A armada de cavaleiros de Érico II, reforçada por 300 mercenários germânicos, derrotou a armada real em Escânia em 4 de junho de 1134 em Fotevik, perto de Skanör.

Magno Nilsson morreu, assim como o príncipe Henrique da Dinamarca, Magno Heraldsen, um filho de Haroldo Kesja e cinco bispos que apoiaram os partidários do rei, quatro deles titulares das sedes dinamarquesas: Pedro de Roskilde, Adalberto de Svesvig, Ulkketl de Aarhus e Torique de Ribe.

Nicolau teve que se refugiar em Jutlândia, onde morreu assassinado por seus habitantes.

Referências

  1. a b c Jezierski, Wojtek; Esmark, Kim; Orning, Hans Jacob; Sigurðsson, Jón Viðar (2020). Nordic Elites in Transformation, c. 1050–1250: Legitimacy and Glory (em inglês). III. Abingdon-on-Thames: Routledge. p. 68. ISBN 9781000200119 

Precedido por
Érico I
Rei da Dinamarca
1104 - 1134
Sucedido por
Érico II
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.