Nguyễn Văn Thiệu – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nguyễn Văn Thiệu
Nguyễn Văn Thiệu
Nguyễn Văn Thiệu
Presidente do Vietnã do Sul
Período 3 de setembro de 196721 de abril de 1975
Primeiro-ministro(s) Nguyễn Cao Kỳ
Nguyễn Văn Lộc
Trần Văn Hương
Trần Thiện Khiêm
Nguyễn Bá Cẩn
Antecessor(a) Ele mesmo
(como Presidente do Comitê de Liderança Nacional)
Sucessor(a) Trần Văn Hương
Presidente do Comitê de Liderança Nacional
Período 14 de junho de 19653 de setembro de 1967
Primeiro-ministro Nguyễn Cao Kỳ
Antecessor(a) Phan Khắc Sửu
Sucessor(a) Posição abolida
Dados pessoais
Nascimento 5 de abril de 1923
Ninh Thuận, Indochina Francesa
Morte 29 de setembro de 2001 (78 anos)
Boston, Estados Unidos
Cônjuge Madame Nguyen Van Thieu
Filhos(as) 3
Partido Frente social-democrata nacional
Religião Catolicismo
Profissão Político e Oficial do Exército

Nguyễn Văn Thiệu (Ninh Thuận, 5 de abril de 1923Newton, 29 de setembro de 2001) foi um político e militar sul-vietnamita, presidente do Vietnã do Sul entre 1965 e 1975, durante a Guerra do Vietnã e último presidente do país antes da unificação entre o Norte e o Sul.

Filho de um pequeno proprietário rural, como todo adolescente patriota dos anos 50 na Indochina, ele juntou-se ao Viet Minh liderado por Ho Chi Minh para lutar pela libertação do Vietnam da dominação colonialista francesa, abandonando entretanto o movimento alguns anos depois, quando a frente de libertação de Ho se voltou para a esfera de influência soviética e abraçou o comunismo.

Em 1949, aos 26 anos, completou o curso da escola militar em Hué, a capital imperial do país, e se graduou como segundo-tenente no primeiro curso de oficiais do recém-criado Exército Nacional do Vietnam. Seis anos depois, em 1955, quando a República do Vietnam foi fundada e recuperou sua soberania completa após a saída dos franceses do país, ele já era tenente-coronel do exército.

Governo e Guerra[editar | editar código-fonte]

Entre 1965 e 1967, Thieu exerceu a função de presidente e chefe de estado do Vietnã do Sul no governo do primeiro-ministro e chefe de governo de fato Nguyen Cao Ky. Em 1967, com a nova legislação que transformava o Presidente da República em chefe executivo de governo, venceu as eleições com 38% dos votos e exerceu o cargo por oito anos até as semanas anteriores à queda de Saigon , capital do país, em abril de 1975.

O regime de Van Thieu foi acusado de ser muito mais corrupto que o de seu antecessor Cao Ky. Ao contrário deste, ele criou um partido e centralizou em si mesmo o poder político ao invés de dividi-lo com o Congresso. Aliados próximos foram colocados em cargos chaves dos poderes civil e militar, de maneira a impedir qualquer tentativa de ameaças à liderança presidencial inconteste na política do país.

O Presidente Thieu e o presidente Lyndon Johnson em 1966.

Em janeiro de 1975, após a saída das tropas americanas acontecida dois anos antes, o Vietnã do Norte invadiu o Vietnã do Sul pela cidade de Da Nang. Van Thieu informou ao Presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford, que os norte-vietnamitas estavam quebrando o acordo estabelecido nos Acordos de Paz de Paris de 1973 e solicitou um auxílio de 300 milhões de dólares para defesa, mas o Congresso americano não ratificou a liberação de fundos. Raivoso, ele declarou: “Os Estados Unidos não mantiveram sua promessa de nos ajudar a lutar pela liberdade, a mesma luta na qual este país perdeu 50 mil de seus jovens filhos no Vietnã.”

O Vietnã do Norte, liderado por Giap e Le Duan, chamou esta última e decisiva ofensiva da Guerra do Vietnam de “Campanha Ho-Chi-Minh”. Toda a resistência desmoronou sob o avanço das forças comunistas e as condições no exército do sul se deterioraram rapidamente. As últimas tropas organizadas tentaram defender a cidade de Xuan-loc, última chance de impedir a chegada dos atacantes a Saigon e, de acordo com estes, elas lutaram muito bem e corajosamente, mas mesmo assim não foi o suficiente para impedir a invasão. [carece de fontes]

Pouco antes da vitória comunista, o presidente Nguyễn Văn Thiệu renunciou ao cargo passando o poder a seu vice-presidente e abandonou o país, indo para Taiwan, de onde assistiu à rendição total do Vietnam do Sul ao Vietnam do Norte em 30 de abril de 1975.

Após sua passagem por Taiwan, ele estabeleceu-se por algum tempo em Surrey, na Grã Bretanha até mudar-se definitivamente para os Estados Unidos, onde viveu no ostracismo na pequena cidade de Newton, em Massachussets, até sua morte em setembro de 2001, aos 78 anos de idade.

President Thiệu

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Nguyễn Văn Thiệu