Barco Branco – Wikipédia, a enciclopédia livre

Naufrágio do Barco Branco.

Barco Branco (em inglês: White Ship; em francês: Blanche-Nef) foi um barco normando que naufragou no Canal da Mancha, ao largo da Normandia, a 25 de novembro de 1120.[1]

História[editar | editar código-fonte]

No naufrágio pereceram Guilherme Adelino, único filho legítimo do rei Henrique I de Inglaterra, e a sua corte. Pereceram também três dos seus irmãos bastardos incluindo Matilde FitzRoy, condessa de Perche. O único sobrevivente foi um marinheiro anônimo.

As causas do acidente foi erro do piloto Thomas FitzStephen e uma colisão com uma rocha. Fontes contemporâneas apontam o fato de que os padres foram proibidos, por razões não especificadas, de abençoar o navio antes da partida, apesar das condições do tempo e as correntes no Canal da Mancha durante o Inverno serem normalmente perigosas.

Estevão de Blois sobreviveu a catástrofe uma vez que desembarcou um pouco antes da partida. Com a morte de Guilherme Adelino, Estevão tornou-se o mais forte concorrente à Coroa de Inglaterra, que acabou por herdar em 1135.

Referências

  1. «The Wreck of the White Ship». Britannia.com (em inglês). Consultado em 14 de agosto de 2012. Arquivado do original em 26 de maio de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.