National Women's Rights Convention – Wikipédia, a enciclopédia livre

A National Women's Rights Convention ou Convenção Nacional de Direitos da Mulher, ocorrida em 1850 em Worcester, Massachusetts, nos Estados Unidos da América (EUA), foi a primeira de uma série de congregações políticas para discussão dos direitos das mulheres nos EUA.[1] Essas convenções ocorreram anualmente até 1860, quando foram interrompidas pela Guerra Civil Americana (1861-1865).

Entre os assuntos debatidos nas convenções estavam o sufrágio feminino[2], a igualdade salarial, a expansão da educação e da carreira profissional das mulheres, o direito à propriedade, a reforma do matrimônio, o consumo de bebidas alcoólicas, o movimento abolicionista, entre outros. Registrou-se tanto a presença de mulheres como de homens. As pesquisas históricas acumuladas até hoje atestam que vasta maioria dos jornais da época não levou a sério a primeira convenção nacional visando os direitos políticos da mulher americana, muito ao contrário.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Convenção de Seneca Falls[editar | editar código-fonte]

Em 1840, Lucretia Mott e Elizabeth Cady Stanton foram com seus maridos à Londres para a primeira Convenção Mundial Anti-Escravidão, mas não puderam entrar por serem mulheres. Mott e Stanton se tornaram amigas e começaram a idealizar uma convenção para apoiar a causa dos direitos das mulheres. Foi somente no verão de 1848 que Mott, Stanton, e outras três mulheres conseguiram organizar a Convenção de Seneca Falls, a primeira convenção sobre direitos das mulheres. Cerca de 300 pessoas participaram da convenção em seus dois dias, incluindo cerca de 40 homens. A discussão acerca do sufrágio feminino gerou grandes dissidências, até que Frederick Douglass fez um discurso contundente em favor da inclusão do mesmo na Declaração de Sentimentos, que acabou sendo assinada por 100 participantes da convenção.

Lista de convenções[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]