Nathaniel Palmer – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nathaniel Palmer
Nathaniel Palmer
Nascimento 8 de agosto de 1799
Stonington
Morte 21 de junho de 1877 (77 anos)
São Francisco
Sepultamento Stonington
Cidadania Estados Unidos
Progenitores
  • Nathaniel Palmer, III
  • Mercy Palmer
Ocupação explorador, oficial de marinha, engenheiro

Nathaniel Brown Palmer (Stonington, Connecticut, 8 de agosto de 1799 – Stonington, 21 de junho de 1877) foi um capitão baleeiro estadunidense, considerado o codescobridor da Antártida.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Stonington,Connecticut, ingressou muito jovem na marinha como marinheiro. Em 1820, durante uma campanha de caça baleeira nas cercanias das ilhas Shetland do Sul a bordo do "Hero", uma chalupa de 14 m de comprimento, decidiu aventurar-se mais ao sul.

Codescoberta da Antártida[editar | editar código-fonte]

O 17 de novembro de 1820, descobre uma terra que não estivera identificada nos mapas. Por essas datas, tanto um barco da Marinha Imperial Russa comandado por Fabian Gottlieb von Bellingshausen como outro da Royal Navy britânica ao comando de Edward Bransfield navegam pela mesma zona, e, por esta razão, essas três pessoas são consideradas como os codescobridores da Antártida. Durante esta expedição, Palmer descobriria também as ilhas Órcades do Sul.

Palmer seguiu carreira como comandante, mudando posteriormente para desenhista e construtor e, finalmente, proprietário de clippers. Morreu em 1877, à idade de 78 anos. Foi enterrado próximo de sua casa victoriana em Stonington que foi transformada em museu.

As terras que descobriu receberam o nome de Palmer Land, ainda que posteriormente os britânicos as tenham rebatizado como Graham Land. Atualmente, são conhecidas como península Palmer. Em honra do capitão, também levam seu nome o arquipélago Palmer, uma estação científica estadunidense (Estação Palmer), situada numa das ilhas do mesmo arquipélago e um quebra-gelo estadunidense, o RV Nathaniel B. Palmer.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Today in History: Nathaniel Palmer discovers Antarctica». Connecticut Humanities. Consultado em 26 de agosto de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]