Nagasaki (prefeitura) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Japão Nagasaki

長崎県

Nagasaki-ken

 
  Prefeitura  
transliterações em Japonês
 • Japonês 長崎県
 • Rōmaji Nagasaki-ken
Símbolos
Bandeira de Nagasaki
Bandeira
Selo de Nagasaki
Selo
Localização
Localização de Nagasaki
Localização de Nagasaki
País Japão
Região Kyushu
Ilha Kyushu
Administração
Capital Nagasaki
Governador Oishi Kengo
Características geográficas
Área total 4,105,47 km²
 • Área molhada  8.5%
População total (2012) 1 407 904 hab.
Densidade 351 hab./km²
Outras informações
Distritos 4
Municipalidades 21
Flor Unzentsutsuji (Rhododendron serpyllifolium)
Árvore Sawara (Chamaecyparis pisifera)
Ave marreco-mandarim, pato-mandarim (Aix galericulata)
Sítio www.pref.nagasaki.jp/en

Nagasaki (長崎県 Nagasaki-ken?) é uma prefeitura do Japão localizada na ilha de Kyushu.[1] A capital é a cidade de Nagasaki.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A prefeitura de Nagasaki foi formada pela união da metade oeste da antiga província de Hizen com com as ilhas da província de Tsushima e a província de Iki.[3] De frente para a China e a Coreia, a região ao redor de Hirado foi um tradicional centro de comerciantes e piratas.

Durante o século XVI, missionários católicos e comerciantes vindos de Portugal chegaram e se instalaram em Hirado e Nagasaki, que se tornou um grande centro de comércio exterior. Depois de terem recebido passe livre no período de Oda Nobunaga, os missionários foram forçados a se retirarem aos poucos, na Era Edo, até que o cristianismo foi banido pelo Sakoku, a política de isolamento nacional. Nessa época, o comércio exterior japonês era restrito a chineses e holandeses instalados em Dejima, em Nagasaki; entretanto, grupos de cristãos japoneses continuaram exercendo sua fé escondidos. Esses cristãos eram provados a todo momento, sendo forçados a pisar em cima de desenhos (Fumi-e) com imagens da Virgem Maria e de santos para provar que não eram cristãos. Com o banimento de todos os missionários católicos, comerciantes de países católicos também foram forçados a deixar o país. Com eles, seus filhos, metade japoneses metade europeus, também foram forçados a deixar o Japão. A maioria foi mandada para Jakarta e ainda são lembrados pelos moradores locais como as pessoas que escreveram cartas pungentes que foram contrabandeadas pelo mar até sua terra natal. Hoje, Nagasaki tem uma grande Chinatown[4] e igrejas católicas.

Durante a Restauração Meiji, Nagasaki e Sasebo tornaram-se os maiores portos de comércio exterior e mais tarde grandes bases militares e centros de construção de navios para a Marinha Imperial Japonesa na Segunda Guerra Mundial.

Em 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram uma bomba atômica em Nagasaki, que teve seus prédios completamente destruídos em um raio de uma milha em torno do ponto de impacto e danos severos em outras partes da cidade. 70 mil pessoas morreram e mais de outras 70 mil foram feridas no ataque.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A prefeitura de Nagasaki faz fronteira com a prefeitura de Saga a leste e é cercada pelo mar, incluindo a Baía de Ariake, o Estreito de Tsushima e o Mar do Leste da China. Também inclui um grande número de ilhas, como as de Tsushima e de Iki. A maior parte da prefeitura está perto do litoral e há muitos portos, como o de Nagasaki, além de uma base naval dos Estados Unidos em Sasebo.

Cidades[editar | editar código-fonte]

Distritos[editar | editar código-fonte]

Cultura[editar | editar código-fonte]

Festivais e Eventos:

  • Tourou-nagashi – 6 de Agosto, nesse dia Aniversário da queda da Bomba Atômica na cidade de Hiroshima, as pessoas se reúnem na Praça da Paz e colocam no Rio o Tourou (lanterna de papel) com desejo de paz escrito nele.

Religião[editar | editar código-fonte]

Nagasaki é a região mais cristianizada no Japão, sendo que missões católicas romanas se estabeleceram lá no começo do século XVI.

Em 2002, existiam 68 617 católicos na prefeitura de Nagasaki, respondendo por 4,52% da população total da prefeitura.


Referências

  1. Nussbaum, Louis-Frédéric. (2005). "Nagasaki prefecture" no Japan Encyclopedia, p. 683 no Google Livros.
  2. Nussbaum, "Nagasaki" in p. 683, p. 683, no Google Livros.
  3. Nussbaum, "Provinces and prefectures" em Japan Encyclopedia, p. 780 (em inglês).
  4. ようこそ 長崎新地中華街へ Nagasaki-Chinatown (em japonês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Nagasaki (prefeitura)
  Este artigo é um esboço sobre Geografia da prefeitura de Nagasaki. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.