Número de Erdős – Wikipédia, a enciclopédia livre

Se Maria colaborou com Paul Erdős num artigo, e com João em outro, mas se João nunca colaborou com o próprio Erdős, então João terá um número de Erdős 2.
Paul Erdős

O Número de Erdős é uma homenagem prestada ao matemático húngaro Paul Erdős, que publicou em toda sua vida, cerca de 1500 artigos sobre matemática, boa parte deles em parceria.

Esse número é recursivamente calculado da seguinte maneira:

  • Erdős possui o número de Erdős igual a 0.
  • Um matemático M possui esse número igual à soma de 1 com o menor número de Erdős dos matemáticos que escreveram um artigo junto com M.

Existem 511 matemáticos com número de Erdős igual a 1, ou seja, que escreveram artigos em parceria com Erdős. Os matemáticos que escreveram artigos junto com estes, possuem esse número igual a 2, os que escreveram artigos junto com estes últimos, possuem o número igual a 3, e assim por diante.

Aquele(a) que nunca escreveu nenhum artigo com Erdős ou com algum matemático que tenha escrito com Erdős ou com um matemático que escreveu com outro que tenha escrito com Erdős, e assim sucessivamente, tem número de Erdős infinito.

Na prática, o Número de Erdős informa para cada nó em um grafo qual a quantidade mínima de conexões (ou arestas) devem ser utilizadas para navegar de um nó a outro nó específico (chamado de Erdős ou Source).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]