Museu Romântico da Quinta da Macieirinha – Wikipédia, a enciclopédia livre

Museu Romântico da Quinta da Macieirinha
Museu Romântico da Quinta da Macieirinha
Tipo Casa-museu
Inauguração 1972 (52 anos)
Património Nacional
SIPA 5501
Geografia
País Portugal Portugal
Cidade Porto
Localidade Quinta da Macieirinha
Coordenadas 41° 08' 52" N 8° 37' 43" O

O Museu Romântico é um dos núcleos museológicos do Museu da Cidade do Porto, em Portugal.

Está instalado na Quinta da Macieirinha, também chamada Quinta da Macieira ou do Sacramento, num edifício datado do século XIX e que pertenceu à família Pinto Basto.

O Museu Romântico pretende ser a reconstituição do interior de uma casa da burguesia abastada de Oitocentos, período tão característico da cidade do Porto. Aqui passou os seus últimos dias, exilado, Carlos Alberto, rei do Piemonte e da Sardenha, que aqui veio a falecer a 28 de Julho de 1849.

Em memória do ex-rei, foram reconstituídas algumas dependências da casa, como a capela, o quarto de dormir e a sala de estar, a partir de aguarelas e litografias da época


Em 2021 a Câmara Municipal desmantelou o Museu retirando o seu recheio sem que tenha havido consulta pública para ali passar a funcionar a "Extensão do Romantismo do Museu da Cidade do Porto" e foi desta forma que foi anunciado ao público "o espaço despiu-se dos adereços de casa burguesa oitocentista e vestiu-se de contemporaneidade”.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre museus, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.