Muralhas de Jerusalém – Wikipédia, a enciclopédia livre

Muralhas de Jerusalém 

Critérios (ii)(iii)(vi)
Referência 148 en fr es
Países A UNESCO não indica nenhum país[1]
Sítio proposto pela Jordânia
Coordenadas 31° 46′ 29″ N, 35° 13′ 40″ L(Jerusalém)
Histórico de inscrição
Inscrição 1981

Nome usado na lista do Património Mundial

As muralhas de Jerusalém (em árabe: أسوار القدس; em hebraico: חומות ירושלים) circundam a cidade antiga de Jerusalém (com cerca de 1 km²). Estas muralhas foram construídas antes do ano 3000 a.C., pelos jebuseus, não se tem uma data precisa, mas por relatos históricos se sabe que por volta de 3000, o rei Davi, de Israel, tomou a cidade de Jerusalém, que já era murada. Jerusalém sofreu sucessivas invasões e seus muros foram destruídos, quase que por completo pelo menos três vezes. A última reconstrução ocorreu entre 1535 e 1538 d.C., quando Jerusalém fazia parte do Império Otomano, segundo ordem de Solimão I.

O comprimento das muralhas é 4 018 m, a sua altura média é 12 m e a espessura média 8,5 m. As muralhas contêm 34 torres de vigia e 12 portas de entrada.

Em 1981, as muralhas de Jerusalém foram adicionadas, em conjunto com a Cidade Antiga, à lista de Património Mundial da UNESCO.[2]

As muralhas de Jerusalém, que foram originalmente construídas para proteger a cidade contra a entrada de inimigos, servem hoje como atração turística pois perderam a capacidade defensiva.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências