Mundo vindouro – Wikipédia, a enciclopédia livre

Mundo vindouro, era vindoura ou céu na terra são termos escatológicas que refletem uma crença de que o "mundo atual" ou a "era corrente" é falha ou amaldiçoada e será substituída no futuro por um mundo ou era melhor, um paraíso. O conceito está relacionado, mas é distinto dos conceitos de céu, vida após a morte e reino de Deus, pois "céu" é um outro "lugar" ou estado geralmente entendido como estando acima deste mundo, a "vida após a morte" é geralmente a vida de um indivíduo apenas depois de morrer e o "reino de Deus" pode ser no presente (vide escatologia realizada) ou no futuro (como no futurismo).

Todos estes conceitos podem ainda ser classificados como mundos possíveis ou outros mundos.

Escatologia judaica[editar | editar código-fonte]

HaOlam HaBa ou Olam haBa ("mundo vindouro") é uma parte importante da escatologia judaica, embora o judaísmo se concentre na importância do HaOlam HaZeh ("este mundo"). A vida após a morte é conhecida como Gan Eden (o jardim do Éden celestial) e geena (o inferno).[1][2][3] De acordo com o Talmude, todo não-judeu que viva de acordo com as Sete Leis de Noé é considerado "Ger toshav" ("gentio justo") e lhe é assegurado um lugar no "mundo vindouro", a recompensa final dos justos.[4][5]

Escatologia cristã[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Escatologia cristã

Na escatologia cristã, "mundo vindouro" é um termo encontrado na versão atual do Credo de Niceia: "Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo vindouro.".[6] O termo está também em várias traduções da Bíblia para o português em Mateus 12:32, Marcos 10:30, Lucas 18:30, Hebreus 2:5 e Hebreus 6:5.

De acordo com a teologia cristã, o mundo atual está manchado pelo pecado original. Apesar do aviso do próprio Jesus no discurso do Monte das Oliveiras de que somente o Pai sabe quando começará o fim do mundo (Marcos 13:32–37), já houve muitas tentativas de prever o evento entre as diversas denominações cristãs.

Referências

  1. Os judeus são ensinados a viver suas vidas na terra ao máximo, pois seus corpos ficarão nela enquanto suas almas persistirão. Jewish Afterlife Beliefs at SimpleToRemember.com
  2. Afterlife at JewishVirtualLibrary.org
  3. Olam Ha-Ba: The Afterlife at JewFAQ.org
  4. Mishneh Torah, Hilkhot M'lakhim 8:14
  5. Encyclopedia Talmudit (Hebrew edition, Israel, 5741/1981, artigo Ben Noah)
  6. «The Nicene Creed». Christian-bible.com. Consultado em 8 de janeiro de 2012 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Charles, Book of Enoch, pp. 131–133
  • Gustaf Dalman, Worte Jesu, p. 171.
  • JAL, "The Book of Life."

Leituras adicionais[editar | editar código-fonte]