Mulher de Manoá – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Aparição para a Mulher de Manoá por Tintoretto.

A mulher de Manoá ou esposa de Manoá é uma figura sem nome no Livro dos Juízes. Ela é apresentada em Juízes 13:2 como mulher estéril. O anjo do Senhor aparece para ela e diz que ela terá um filho. Mais tarde, ela dá à luz a Sansão.

J. Cheryl Exum argumenta que a esposa de Manoá é mais perspicaz que o marido, pois "sente ao mesmo tempo algo de outro mundo" sobre o homem de Deus que a visita e "reconhece um propósito divino por trás da revelação".[1] Bruce Waltke a considera cínica, observando que, ao contrário de Ana, ela não ora por um filho nem louva a Deus depois.[2]

A tradição rabínica antiga identifica essa mulher como Hazelelponi, mencionada em 1 Crônicas 4:3, embora o Talmud identifique a mãe de Sansão como uma mulher chamada "Tzelelponit" (hebraico: צללפונית).

Narrativa bíblica[editar | editar código-fonte]

Manoá era um israelita de Zorá, descendente dos danitas[3] e a sua esposa não conseguia conceber.[4][5] O anjo do Senhor apareceu à esposa de Manoá e proclamou que o casal logo teria um filho que começaria a libertar os israelitas dos filisteus.[6][7]

O Anjo do Senhor declarou que a esposa de Manoá deveria se abster de todas as bebidas alcoólicas, e seu filho prometido não deveria fazer a barba ou cortar os cabelos. Ele era nazireu desde o nascimento.[8] No Israel antigo, aqueles que queriam se dedicar especialmente a Deus por um tempo podiam fazer um voto nazireu que incluía abster-se de vinho e bebidas fortes, não cortar cabelos ou fazer a barba, e outros requisitos.[4][5][7] A esposa de Manoá creu no anjo do Senhor; o marido dela não estava presente, então ele orou e pediu a Deus que enviasse o mensageiro mais uma vez para ensiná-los a criar o menino que iria nascer.[9]

Depois que o anjo do Senhor voltou, Manoá perguntou seu nome, mas ele disse: "Por que pergunta o meu nome? Meu nome está além do entendimento".[10] Manoá então preparou um sacrifício, mas o anjo do Senhor só permitiria se este fosse feito para Deus.[11] Ele tocou-o com seu cajado, tragando-o milagrosamente em chamas e depois subiu ao céu no fogo.[12] Essa era uma evidência tão dramática da natureza do Mensageiro que Manoá temia por sua vida, pois se dizia que ninguém poderia viver depois de ver Deus.[13] No entanto, sua esposa o convenceu de que, se Deus planejasse matá-los, ele nunca teria revelado essas coisas a eles.[14] No devido tempo, o filho deles, Sansão, nasceu e ele foi criado de acordo com as instruções do anjo.[5][7][15]

Referências

  1. Exum, J. Cheryl. «Mother of Samson». Jewish Women's Archive. Consultado em 24 de julho de 2013 
  2. Waltke, Bruce. An Old Testament Theology. [S.l.: s.n.] p. 610 
  3. «E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos.» (Juízes 13:2)
  4. a b Rogerson, John W. (1999). Chronicle of the Old Testament Kings: the Reign-By-Reign Record of the Rulers of Ancient Israel. London: Thames & Hudson. p. 58. ISBN 0-500-05095-3 
  5. a b c Este artigo incorpora texto da Enciclopédia Judaica (Jewish Encyclopedia) (em inglês) de 1901–1906, uma publicação agora em domínio público.
  6. «E o anjo do Senhor apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho.» (Juízes 13:3)
  7. a b c Comay, Joan; Brownrigg, Ronald (1993). Who's Who in the Bible: The Old Testament and the Apocrypha, The New Testament. Nova Iorque: Wing Books. pp. Old Testament, 317. ISBN 0-517-32170-X 
  8. «Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.» (Juízes 13:4-5)
  9. «Então Manoá orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, ainda venha para nós outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer. E Deus ouviu a voz de Manoá; e o anjo de Deus veio outra vez à mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá.» (Juízes 13:8-9)
  10. «Ele respondeu: "Por que pergunta o meu nome? Meu nome está além do entendimento".» (Juízes 13:18)
  11. «Porém o anjo do Senhor disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto o oferecerás ao Senhor. Porque não sabia Manoá que era o anjo do Senhor.» (Juízes 13:16)
  12. «Então Manoá tomou um cabrito e uma oferta de alimentos, e os ofereceu sobre uma penha ao Senhor: e houve-se o anjo maravilhosamente, observando-o Manoá e sua mulher. E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o anjo do Senhor subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram em terra sobre seus rostos.» (Juízes 13:19-20)
  13. «E disse Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus.» (Juízes 13:22)
  14. «Porém sua mulher lhe disse: Se o Senhor nos quisesse matar, não aceitaria da nossa mão o holocausto e a oferta de alimentos, nem nos mostraria tudo isto, nem nos deixaria ouvir tais coisas neste tempo.» (Juízes 13:23)
  15. «Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou.» (Juízes 13:24)