Movimento cultural – Wikipédia, a enciclopédia livre

Edificação monumental histórica.

Um movimento cultural é uma mudança na maneira como várias disciplinas abordam seu trabalho. Isso incorpora todas as formas de arte, as ciências e filosofias. Historicamente, diferentes nações ou regiões do mundo passaram por sua própria sequência independente de movimentos na cultura, mas à medida que as comunicações mundiais aceleraram, essa distinção geográfica tornou-se menos distinta. Quando os movimentos culturais passam por revoluções de um para o outro, os gêneros tendem a ser atacados e misturados, e muitas vezes novos gêneros são gerados e os antigos desaparecem. Essas mudanças geralmente são reações contra a forma cultural anterior, que normalmente se tornou obsoleta e repetitiva. Uma obsessão emerge entre o mainstream com o novo movimento, e o antigo cai no esquecimento – às vezes ele desaparece completamente, mas muitas vezes ele segue favorecido em algumas disciplinas e ocasionalmente reaparece (às vezes prefixado com "neo-").

Há uma discussão contínua sobre a definição precisa de cada um desses períodos, e um historiador pode agrupá-los de maneira diferente ou escolher nomes ou descrições diferentes. Além disso, embora em muitos casos a mudança popular de um para o outro possa ser rápida e repentina, o início e o fim dos movimentos são um tanto subjetivos, pois os movimentos não surgiram do nada e não vieram a um fim abrupto e perder o suporte total, como seria sugerido por um intervalo de datas. Assim, o uso do termo "período" é um tanto enganoso. "Período" também sugere uma linearidade de desenvolvimento, ao passo que não é incomum que duas ou mais abordagens culturais distintas estejam ativas ao mesmo tempo. Os historiadores serão capazes de encontrar traços distintivos de um movimento cultural antes de seu início aceito, e sempre haverá novas criações em formas antigas. Portanto, pode ser mais útil pensar em termos de "movimentos" amplos que têm começos e finais ásperos. No entanto, para uma perspectiva histórica, alguns intervalos de datas aproximados serão fornecidos para cada um para indicar a "altura" ou período de tempo aceito do movimento.

Este artigo atual abrange movimentos culturais ocidentais, notadamente europeus e americanos. No entanto, eles foram acompanhados por movimentos culturais no Oriente e em outros lugares. No final do século XX e início do século XXI na Tailândia, por exemplo, houve uma mudança cultural dos valores sociais e políticos ocidentais para japoneses e chineses. Além disso, essa cultura revigorou os conceitos monárquicos para acomodar as mudanças de estado da ideologia ocidental em relação à democracia e às monarquias.[1]

Movimentos culturais[editar | editar código-fonte]

  • Greco-romana
    • A cultura grega marcou um afastamento das outras culturas mediterrâneas que a precederam e cercaram. Os romanos adotaram estilos gregos e outros e espalharam o resultado por toda a Europa e Oriente Médio. Juntos, o pensamento grego e romano em filosofia, religião, ciência, história e todas as formas de pensamento podem ser vistos como um alicerce central da cultura ocidental e, portanto, são chamados de "período clássico" por alguns. Outros podem dividi-lo no período helenístico e no período romano, ou podem escolher outras divisões mais refinadas.
Veja: Arquitetura clássicaEscultura clássicaArquitetura gregaArquitetura helenísticaJônicaDóricaCoríntiaEstoicismoCinismoEpicuristaArquitetura romanaCristãos primitivosNeoplatonismo
  • Românico (séculos XI e XII)
    • Um estilo (especialmente arquitetônico) semelhante em forma e materiais aos estilos romanos. O românico parece ser o primeiro estilo pan-europeu desde a arquitetura imperial romana e exemplos são encontrados em todas as partes do continente.
Veja: arquitetura românica - arte otoniana
  • Gótico (meados do século XII até meados do século XV)
Veja: Arquitetura góticacanto gregorianoneoplatonismo

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]