Movimento Revolucionário Internacionalista – Wikipédia, a enciclopédia livre

Movimento Revolucionário Internacionalista (MIR - em inglês: Revolutionary Internationalist Movement) é uma organização internacional maoísta. Fundado em 1984, pretende pretende unir o que denomina "Marxismo-Leninismo-Maoísmo" de todas as partes do mundo numa única tendência política.[1] O MRI acredita que a estratégia Maoísta conhecida também como Guerra Popular é a estratégia mais eficaz de uma revolução marxista num mundo em desenvolvimento.[2] O MRI publica uma revista com o nome "Um Mundo a Ganhar" (em inglês: A World To Win) [3].

Membros fundadores[editar | editar código-fonte]

Foi fundado numa conferência em março de 1984 com os seguintes partidos fundadores:[2]

Dos membros fundadores do MIR, o Partido Comunista do Nepal manteve uma Guerra popular, e o Partido Comunista do Peru (sendero luminoso), o Partido Comunista da Turkia/ML e o Partido Comunista da Índia (Maoista) seguem mantendo suas guerrilhas até hoje. O MIR também mostrou apoio pela insurgência Maoista nas Filipinas, liderada pelo Partido Comunista das Filipinas.

Referências

  1. Cailmail, Benoît (18 de dezembro de 2015). «Le mouvement maoïste au Népal, 1949-2008. La tentation de la révolution internationale.» (em francês) 
  2. a b Declaration Of The Revolutionary Internationalist Movement (em inglês) março de 1984.
  3. «A WORLD TO WIN 31/2005». bannedthought. Consultado em 12 de abril de 2018 
  4. Rawal, Bhim Bahadur. Nepalma samyabadi andolan: udbhab ra vikas. Kathmandu: Pairavi Prakashan. p. 142..