Mostra de Cinema de Tiradentes – Wikipédia, a enciclopédia livre

Mostra de Cinema de Tiradentes
Gênero festival de cinema
Local Tiradentes (Minas Gerais)
País  Brasil
Primeira edição 1998 (25–26 anos)
Idealizado por Raquel Hallak, Fernanda Hallak e Quintino Vargas
Realização Universo Produção
Ingresso Gratuito
Página oficial mostratiradentes.com.br
2022

A Mostra de Cinema de Tiradentes é um festival cinematográfico que acontece anualmente na cidade histórica de Tiradentes, Minas Gerais. É um evento audiovisual de vanguarda que reúne as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público. O evento é realizado desde 1998 através do patrocínio de empresas públicas e privadas através das leis federal e estadual de incentivo a cultura. Com o objetivo de incentivar e difundir o cinema brasileiro, é aberta a possibilidade de qualquer produção nacional se inscrever para a seleção. A Mostra inclui debates, mesas temáticas, diálogos audiovisuais e a série Encontro com os Filmes que reúne anualmente críticos de cinema, acadêmicos, pesquisadores, profissionais do audiovisual, imprensa e público. A Mostra se tornou um dos principais eventos cinematográficos do Brasil, sendo um polo de reunião de realizadores, críticos, estudantes, curadores e público de todo o país.

Além da mostra, o evento dispõe de oficinas, debates, seminários, shows musicais etc. São homenageados durante o evento, diretores e atores que imprimiram a sua identidade na história do nosso cinema.

Apesar do grande crescimento de público, a Mostra de Cinema de Tiradentes manteve-se exibindo exclusivamente produções nacionais e não distribuindo prêmios em dinheiro. A Mostra concede o Troféu Barroco para o melhor filme de longa-metragem da Mostra Aurora segundo o Júri da Crítica, melhor longa e curta-metragem pelo júri popular e melhor longa da Mostra Olhos Livres pelo Júri Jovem.[1] Além disso, também possui um prêmio especial de aquisição de curta-metragem oferecido pelo Canal Brasil[2].

A Mostra de Cinema de Tiradentes é organizada pela Universo Produções, que também é responsável pela realização dos festivais mineiros CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto e CineBH International Film Festival[3].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.