Morzine – Wikipédia, a enciclopédia livre

Morzine
  Comuna francesa França  
Símbolos
Brasão de armas de Morzine
Brasão de armas
Localização
Morzine está localizado em: França
Morzine
Localização de Morzine na França
Coordenadas 46° 10' 45" N 6° 42' 33" E
País  França
Região Auvérnia-Ródano-Alpes
Departamento Alta Saboia
Características geográficas
Área total 44,1 km²
População total (2018) [1] 2 817 hab.
Densidade 63,9 hab./km²
Altitude máxima 2 466 m
Altitude mínima 900 m
Código Postal 74110
Código INSEE 74191
Sítio Morzine.fr
Morzine.

Morzine é uma comuna nos Alpes franceses, situada no departamento de Alta Saboia, na região de Auvérnia-Ródano-Alpes. A população era de 2948 habitantes em 1999, e área é de 44,10 km².

Vale de Morzine[editar | editar código-fonte]

No Vale de Morzine corre a ribeira Dranse de Morzine, que recebe as águas da ribeira Dranse de Abondance para formarem o rio Dranse, que irá desaguar no lago Lemano junto a Thonon-les-Bains.

História[editar | editar código-fonte]

O período medieval[editar | editar código-fonte]

Em 1253, os abades da poderosa abadia cisterciense de Sainte-Marie d'Aulps, a 6 quilômetros de Morzine, adquiriram todos os direitos legais sobre as famílias de Morzine do senhor Aimão II de Faucigny. A partir de então, o vilarejo passou a fazer parte dessa senhoria eclesiástica e, junto com o vilarejo de Montriond (então chamado Chairavaux), formou uma das metralhas (distritos judiciais e fiscais) da abadia.

Em 1313, as contas elaboradas para um imposto especial, o Régale, mostram que Morzine já tinha 57 famílias. Entretanto, foi somente em 7 de junho de 1505 que uma paróquia foi oficialmente criada.

Séculos 18 e 19[editar | editar código-fonte]

Pedreiras de ardósia[editar | editar código-fonte]

A extração de ardósia foi uma parte importante da economia de Morzine entre os séculos XVIII e XX, sendo que atualmente resta um dos últimos lugares de extração no território francês. O primeiro registro citando a ardósia data de 1734 e refere-se ao telhado da igreja de Morzine[2]. No auge da extração, a comuna chegou a ter 70 pedreiras, empregando até 250 pessoas, porém atualmente apenas 4 pedreiras ainda são exploradas. [3]

Os Possessos de Morzine[editar | editar código-fonte]

Artigo detalhado: Os possessos de Morzine

Por cerca de treze anos, entre 1857 e 1870, dezenas de mulheres em Morzine sofreram convulsões, alucinações e sonambulismo, alegando estarem possuídas pelo demônio. Em uma época em que a psiquiatria ainda estava em seus primórdios, o caso recebeu muita publicidade e fez com que médicos, magnetizadores e espíritas fossem à Morzine para analisar o fenômeno[4].

Economia[editar | editar código-fonte]

A base da economia de Morzine é o turismo.

Turismo[editar | editar código-fonte]

O turismo em Morzine é baseado nos esportes de inverno (principalmente ski) e no ciclismo durante o verao, seja na modalidade downhill, enduro ou estrada[5].

A comuna é um destino popular para muitos turistas estrangeiros, especialmente os anglo-saxões, graças ao fácil acesso a partir do aeroporto de Genebra.

Esqui[editar | editar código-fonte]

Morzine possui 2 estações de esportes de inverno (Morzine e Avoriaz), ambas fazendo parte do domínio de esqui das Portes du Soleil.

Ciclismo[editar | editar código-fonte]

Morzine possui diversas rotas de ciclismo e já sediou etapas do Tour de France 22 vezes desde 1975[5].

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
  2. «Quelques Portraits De Pierre : Les ardoisières de Morzine...» (PDF). CAUE 74 - Conseil d'Architecture d'Urbanisme et de l'Environnement de Haute Savoie. Julho de 1993. Consultado em 28 de agosto de 2023 
  3. «Ardoisiere des 7 pieds - Historique». Ardoisiere des 7 pieds (em francês). Consultado em 28 de agosto de 2023 
  4. «Morzine - Histoire et Patrimoine - Les Possédées de Morzine». Prefeitura de Morzine-Avoriaz (em francês). 10 de janeiro de 2022. Consultado em 28 de agosto de 2023 
  5. a b «Tour de France Returns to Morzine for 2023 | Bike Morzine». www.bikemorzine.com (em francês). 26 de junho de 2023. Consultado em 27 de agosto de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Morzine