Morihei Ueshiba – Wikipédia, a enciclopédia livre

Morihei Ueshiba
植芝盛平
Informações
Nascimento 14 de dezembro de 1883
Tanabe, Wakayama, Japão
Morte 26 de abril de 1969 (85 anos)
Iwama, Ibaraki, Japão
Causa da
morte
Hepatocarcinoma
Modalidade Aikido
Graduação fundador
Página oficial:
editar

Morihei Ueshiba (植芝 盛平 Ueshiba Morihei?, 14 de dezembro de 1883 – 26 de abril de 1969) foi um mestre de artes marciais japonês e fundador da arte marcial do aikido. É frequentemente chamado de "o fundador" Kaiso (開祖?) ou Ōsensei (大先生/翁先生?), "Grande Professor".

Filho de um proprietário de terras de Tanabe, Ueshiba estudou diversas artes marciais na juventude e serviu no Exército Japonês durante a Guerra Russo-Japonesa. Após ser dispensado em 1907, mudou-se para Hokkaido como líder de um assentamento pioneiro; lá, conheceu e estudou com Sokaku Takeda, o fundador do Daitō-ryū Aiki-jūjutsu. Ao deixar Hokkaido em 1919, Ueshiba juntou-se ao movimento Ōmoto-kyō, uma seita xintoísta, em Ayabe, onde atuou como instrutor de artes marciais e abriu seu primeiro dojo. Acompanhou o líder do grupo Ōmoto-kyō, Onisaburo Deguchi, em uma expedição à Mongólia em 1924, onde foram capturados por tropas chinesas e retornaram ao Japão. No ano seguinte, teve uma profunda experiência espiritual, declarando que "um espírito dourado surgiu do solo, envolveu meu corpo e transformou meu corpo em um dourado." Após essa experiência, sua técnica de artes marciais tornou-se mais suave, com maior ênfase no controle do ki.

Ueshiba mudou-se para Tóquio em 1926, onde estabeleceu o que viria a ser o Aikikai Hombu Dojo. Nessa época, ele já era relativamente famoso nos círculos de artes marciais e lecionava nesse dojo e em outros ao redor do Japão, incluindo em várias academias militares. Após a Segunda Guerra Mundial, o Hombu dojo foi temporariamente fechado, mas Ueshiba, nesse ponto, havia deixado Tóquio e se aposentado para Iwama, onde continuou treinando no dojo que havia estabelecido lá. Do final da guerra até a década de 1960, trabalhou para promover o aikido no Japão e no exterior. Faleceu de câncer de fígado em 1969.

Após a morte de Ueshiba, o aikido continuou a ser difundido por seus alunos (muitos dos quais se tornaram notáveis mestres de artes marciais por conta própria). Atualmente, é praticado em todo o mundo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Muito fraco na infância, seu pai o incentivou a fazer natação e artes marciais para se fortalecer. Passou por um grande número de artes marciais, inclusive por um bom número de desafios em todo o Japão, principalmente no tempo em que servia o exército. Utilizava principalmente o sumô e alguns estilos de jujutsu e nunca tinha perdido uma luta até cruzar seu caminho com Sokaku Takeda, mestre e soke de aikijujutsu do estilo daito-ryu. Ueshiba treinou com Takeda exaustivamente, chegando a ser um de seus alunos mais próximos.

Mais tarde, Ueshiba é chamado para dar aula de artes marciais para a marinha. Assim, funda o aikido.

Na composição de sua arte marcial, o mestre foi buscar a grande maioria do repertório técnico nos ensinamentos de Sokaku Takeda, o estilo Daito-ryu de aiki-jiu-jitsu, que treinou de 1915 a 1937, tendo, inclusive recebida a licença (kyoju dairi) do mestre para ensinar o sistema, em 1922. Tendo também sido agraciado com a espada Kashima Shinden, mestre Ueshiba tornou-se então um representante do Daito-ryu, pelo que excursionou com a Takeda como assistente de ensino e ensinou o sistema aos outros sob o nome de Daito-ryu.

Lista parcial de alunos (uchi-deshi) de Morihei Ueshiba[editar | editar código-fonte]

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

  • Morihei Ueshiba, The Heart of Aikido: The Philosophy of Takemusu Aiki (2010), Kodansha International, ISBN 978-4-7700-3114-3
  • Morihei Ueshiba, The Secret Teachings of Aikido (2008), Kodansha International, ISBN 978-4-7700-3030-6
  • Morihei Ueshiba, The Essence of Aikido: Spiritual Teachings of Morihei Ueshiba (1994), Kodansha International, ISBN 978-4-7700-1727-7
  • Morihei Ueshiba, The Art of Peace: Teachings of the Founder of Aikido (1992), Shambhala, ISBN 978-0-8777-3851-0 - selection from Morihei's talks, poems, calligraphy and oral tradition, including excerpt from Budo, Aikido: The Spiritual Dimension, and Aiki Shinzui compilado e traduzido por John Stevens
  • Morihei Ueshiba, Budo: Teachings of the Founder of Aikido (1991), Kodansha International, ISBN 978-4-7700-1532-7

Notas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Morihei Ueshiba
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Morihei Ueshiba

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre aiquidô é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.