Fonte monoespaçada – Wikipédia, a enciclopédia livre

Uma fonte monoespaçada, também chamada de passo-fixo ou não proporcional, é uma fonte tipográfica cujas letras e caracteres ocupam o mesmo espaço horizontal.[1] Isto contrasta com as fontes de largura variável, onde as letras diferem em tamanho de uma para a outra.

As primeiras fontes monoespaçadas foram criadas para máquinas de escrever, podendo apenas se mover a mesma distância para cada letra tipada. Isto também significa que as fontes monoespaçadas não precisam ser formatadas como fontes de largura variável, sendo, provavelmente, mais fácil de lidar.


Exemplo da fonte monoespaçada Lucida Sans Typewriter

O parágrafo seguinte está escrito na fonte monoespaçada Lucida Sans Typewriter, caso esteja instalada no seu computador, senão é utilizada o tipo de letra Courier.

Design é um termo da língua inglesa que se refere a um determinado esforço criativo, seja bidimensional ou tridimensional, segundo o qual se projetam objetos ou meios de comunicação diversos para o uso humano. Por este fato, ela pode ser traduzida como "desenho", mas não se refere diretamente ao ato de desenhar. Devido à dificuldade de tradução, costuma-se adotar nos países de língua portuguesa a palavra original, de forma que o profissional que trabalha na área de design é chamado designer.

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
abcdefghijklmnopqrstuvwxyz
1234567890

Exemplos de caracteres
IPA: /ɪgˈzɑːmpəl əv aɪpiːˈeɪ tɹɑːnˈskɹɪpʃən/.
Caracteres árabes: العربية.
Caracteres hebraicos: עברית.
Caracteres cirílicos: Кирилица.
Caracteres gregos: Ελληνικά.


Exemplos[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tipografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Rosendorf, Theodore (2009). The Typographic Desk Reference. New Castle, Delaware: Oak Knoll Press. p. 12. ISBN 978-1-58456-231-3