Moncho Monsalve – Wikipédia, a enciclopédia livre

Moncho Monsalve
Nascimento 1 de janeiro de 1945
Medina del Campo
Cidadania Espanha, Brasil
Estatura 202 cm
Ocupação treinador de basquetebol, jogador de basquetebol

Juan Manuel Monsalve Fernández, mais conhecido como Moncho Monsalve (Medina del Campo, 1 de janeiro de 1945) é um treinador espanhol de basquetebol.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O basco Moncho Monsalve assumiu a Seleção Brasileira de Basquete masculina em janeiro de 2008, em substituição a Lula Ferreira.

Como jogador, foi campeão europeu quatro vezes pelo Real Madrid Baloncesto, tricampeão da Liga Espanhola e bicampeão da Copa do Rei. Na seleção espanhola, jogou 82 partidas, encerrando a carreira aos 26 anos, devido a uma lesão grave no joelho.

Em 1972 iniciou a carreira de técnico, dirigindo equipes na Espanha, Suíça, França, Itália, além das seleções nacionais de Marrocos, Suíça e República Dominicana.

Também é professor do Curso Superior de Técnicos da Federação Espanhola e do Comitê Olímpico Internacional.

Comandou a seleção no Torneio Pré-olímpíco de Atenas 2008, em que se disputava três vagas para aos Jogos Olímpicos de Pequim. O Brasil foi derrotado nas quartas-de-final pela Alemanha, liderada por Dirk Nowitzki, e fica de fora da terceira Olimpíada seguida.

Em 2009, levou a Seleção Brasileira ao título da Copa América de Basquetebol Masculino de 2009, classificando a equipe para o Campeonato Mundial de Basquetebol de 2010.

Permaneceu à frente da Seleção Brasileira até 15 de janeiro de 2010, sendo substituído pelo argentino Rubén Magnano.[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre basquetebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.