Museu de Arte Moderna (Nova Iorque) – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: "MOMA" redireciona para este artigo. Se procura o distrito de Moçambique, veja Moma (distrito).
Museu de Arte Moderna
Museu de Arte Moderna (Nova Iorque)
Tipo Galeria de arte
Inauguração 7 de novembro de 1929 (94 anos)
Visitantes 2,5 milhões/ano
Diretor Glenn D. Lowry
(desde 1995)
Website www.moma.org
Geografia
País Estados Unidos
Localidade Manhattan, Nova Iorque
 Estados Unidos
Coordenadas 40° 45' 42" N 73° 58' 39" O

O Museu de Arte Moderna (Museum of Modern Art), mais conhecido como MoMA, é um museu da cidade de Nova Iorque, fundado no ano de 1929 como uma instituição educacional. Atualmente é um dos mais famosos e importantes museus de arte moderna do mundo.

História do museu[editar | editar código-fonte]

Ao longo da década de 20, três importantes patronos de arte, Miss Lillie P. Bliss, Mrs. Cornelius J. Sullivan, and Mrs. John D. Rockefeller II, perceberam que em Nova Iorque havia carência de uma reviravolta nas políticas de conservação dos museus e no traço arquitetônico destes. Assim desencadeou-se uma instituição que dedica-se exclusivamente à arte moderna. Quando o MoMA foi fundado em 1929, o seu director era Alfred H. Barr. Alfred não queria somente uma instituição que mostrasse a arte moderna aos nova-iorquinos, queria dedicar o espaço a novos artistas das novas correntes artísticas.

À abertura deste museu o público respondeu prontamente: em dez anos o MoMA tornou-se o museu mais em voga e, todos os dias, centenas de pessoas acorriam ao museu a fim de ver as «boas novas» das vanguardas. Após confirmar tanto sucesso Alfred Barr decidiu então dividir o museu em vários departamentos, os quais seriam comandados por outros directores, desta feita, especializados para o departamento. Daí apareceram os departamentos de Filmes e Vídeos, Fotografia, Pintura e Escultura, Desenhos e Imagens e livros ilustrados.

O museu teve, ao longo do tempo, várias ampliações. A maior, em 1984, foi levada a cabo por Cesar Pelli, que facilitou até o acesso aos visitantes do museu.

A coleção[editar | editar código-fonte]

A rica e variada colecção do MoMa constitui uma das maiores vistas panorâmicas sobre a arte moderna. Inicialmente o museu mantinha 8 pinturas e um desenho. Hoje conserva no edifício mais de 150 mil pinturas, esculturas, desenhos, modelos arquitecturais, imagens, fotografias e peças de design. Para além disso contém uma livraria e arquivo com cerca de 305 mil livros e ficheiros de mais de 70 mil artistas. A coleção também inclui obras de lendas de design mundial como Livio Castiglioni, Achille Castiglioni, Pier Giacomo Castiglioni.

Peças de design do MoMA.

Artistas mais notáveis[editar | editar código-fonte]

Algumas obras[editar | editar código-fonte]

As obras que mais se destacam neste museu são:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]