Minociclina – Wikipédia, a enciclopédia livre

Estrutura química de Minociclina
Minociclina
Aviso médico
Nome IUPAC (sistemática)
2-(amino-hidroxi-metilideno)-4,7-
bis (dimetilamino)-10,11,12a-triidroxi-4a,5,5a,

6-tetraidro-4H-tetraceno-1,3,12-triona
(sinonima 7-dimetilamino-6-demetil-
6-deoxitetraciclina)

Identificadores
CAS 10118-90-8
ATC J01AA08
PubChem 24960
Informação química
Fórmula molecular C23H27N3O7 
Massa molar 457.477
Farmacocinética
Biodisponibilidade 100%
Metabolismo fígado
Meia-vida 11-22 horas
Excreção ?
Considerações terapêuticas
Administração oral
DL50 ?

O cloridrato de minociclina, também conhecido como minociclina, é um antibiótico do grupo das tetraciclinas. Possui maior atividade contra bactérias Gram-positivas. Com um resultado do aumento da meia-vida, ele gerenciou atividades no plasma 2-4 vezes maiores do que os seus congéneres (150 mg de minociclina apresentaram cerca de 6 vezes mais atividade que 250 mg de tetraciclina por um período de 24-48 h).

Indicações[editar | editar código-fonte]

Principalmente utilizado no tratamento da acne e rosácea, como a dose única de 100 mg / dia dessa droga leva a um maior compromisso que as quatro doses diárias necessárias de tetraciclina e oxitetraciclina.

Embora seu espectro antibiótico tem demonstrado ser muito maior do que a dos outros membros, incluindo atividade contra Neisseria meningitidis (organismo que causa a meningite), a sua utilização como um profilático não é autorizada, por causa de seus efeitos adversos (tonturas e vertiges).

Pode ser usado para tratar infecções causadas por Acinetobacter resistente a múltiplas drogas.

Outras utilizações de minociclina são partilhadas com outros membros do grupo das Tetraciclinas.

Também estudos estão sendo realizados no Reino Unido para a comprovação de que ela é eficaz na cura da esquizofrenia, partindo de uma ocorrência de cura de esquizofrenia acidentalmente no tratamento de uma doença infecciosa do pulmão de um paciente no Japão.

Efeitos colaterais[editar | editar código-fonte]

Além dos efeitos colaterais típicos do grupo tetraciclina, minociclina pode estar associado a danos nos rins e ao agravamento do lúpus eritematoso disseminado (LES). Podem ocorrer efeitos como o escurecimento da língua, pigmentação da pele quando exposta ao sol e perda de audição temporária.[1]

Além disso, em maior grau do que as outras tetraciclinas, podem causar a síndrome de hipertensão intracraniana induzida por drogas, que consistem em náuseas, vômitos e edema de papila.

Contraindicações[editar | editar código-fonte]

A minociclina é contraindicada nos casos de hipersensibilidade a minociclina ou a qualquer outro antibiótico do grupo das tetraciclinas

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Minociclina oral [1]


Ícone de esboço Este artigo sobre fármacos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.