Ming-Na – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ming-Na Wen
Ming-Na
Nascimento 20 de novembro de 1963 (60 anos)
Coloane, Macau, China
Educação Universidade Carnegie Mellon
Ocupação Atriz e dubladora
Atividade 1985–presente
Cônjuge Kirk Aanes ​(c. 1990; div. 1993)
Eric Michael Zee ​(c. 1995)
Filho(a)(s) 2

Ming-Na Wen (chinês: 温明娜, pinyin: Wēn Míng-Nà) (20 de novembro de 1963) é uma atriz sino-americana.

Ela foi creditada, em suas atuações, com e sem o seu sobrenome, mas a maioria dos créditos desde 1990 esteve sem sobrenome.

Ela é bem conhecida por ser a voz de Fa Mulan nos filmes Mulan e Mulan II e da série de vídeo games Kingdom Hearts, e como Dra. Jing-Mei "Deb" Chen no drama médico ER da NBC.

Ela também apareceu em quatro episódios da comédia, Two and a Half Men, como a juíza divorciada Linda Harris, um dos interesses românticos de Charlie Harper. A atriz voltou à televisão em outubro de 2009, como a personagem Camile Wray em Stargate Universe.

Entre os papeis notáveis no cinema podem ser creditados June Woo de Clube da boa sorte e da felicidade, Chun-li em Street Fighter[1]. Em 2012, Ming-Na foi uma das protagonistas do filme original Syfy Super Ciclone, um filme de ficção científica que mostra uma tempestade se aproximando da costa oeste americana e ameaçando destruir tudo por sua volta.

Atualmente é parte do elenco da série Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D.[2]

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Ming-Na nasceu na ilha de Coloane, Macau, território então Português (devolvido à China em 1999). O seu nome em chinês significa iluminação.

A sua mãe Lin Chan Wen se divorciou do seu pai quando Ming-Na era apenas um bebê. Ela tem um irmão mais velho chamado Jonathan. Após o divórcio, mudaram para Hong Kong, onde a sua mãe se tornou uma enfermeira. Então a sua mãe conheceu o futuro marido Soo Lim Yee, um empresário sino-americano. Eles logo se casaram e, quando Ming-Na tinha 4 anos de idade, se mudaram para o Queens, em Nova York. Cinco anos mais tarde, mudaram-se para Pittsburgh, cidade natal de Yee, onde a sua família dirige o restaurante Chinatown Inn. Jonathan e o seu meio-irmão, Leong, agora gerenciam este restaurante.

Lutando para se ajustar na escola secundária, Mt. Lebanon no subúrbio de Pittsburgh, ela mudou o seu nome para Maggie & Doris. Ela encontrou a paixão pela atuação ao aparecer em uma peça da terceira classe na Páscoa, onde ela interpretou o "coelho klutzy". A sua mãe não estava animada sobre o seu desejo de atuar, ela preferia que ela se graduasse em medicina. No entanto, Ming-Na formou-se na Carnegie Mellon University com uma licenciatura em teatro com o título de Bacharelada em Belas Artes em Drama, a mesma Universidade que o produtor de "ER", John Wells, frequentou.

Ela conseguiu o seu primeiro emprego atuando em 1988 na novela "As the World Turns" (1956). Ela se casou com o escritor de filme americano Kirk Aanes em 1990, mas eles se divorciaram em 1993.

A sua grande chance veio quando ela foi lançada em O Clube da Felicidade e da Sorte (1993). Quando ela precisou de um parceiro para a estreia do filme, o seu instrutor de atuação enviou um dos seus alunos, Eric Michael Zee. Os dois começaram a namorar em 1994, depois Ming-Na mudou-se definitivamente para Los Angeles, se casaram em 16 de junho de 1995 e tiveram dois filhos, Michaela e Cooper Dominic.

Ming-Na abandonou o seu sobrenome, Wen, na época. Ela diz que agora é como Ann-Margret.

Zee é um roteirista e, com Ming-Na, gerencia o At Last, uma banda de meninos da Ásia.

Desde 2007, ela e a sua família vivem na pequena cidade de Calabasas, que possui 35 km² e aproximadamente 23 mil habitantes, na Califórnia.

Carreira[editar | editar código-fonte]

O papel mais conhecido da Ming-Na é a da médica Dra.Jing-Mei "Deb" Chen em ER. Ela primeiro atuou como convidada na 1ª temporada. Cinco anos depois, ela foi convidada de novo, como personagem regular durante a 6ª temporada e continuou no seriado até a sua 11ª temporada.

Ming-Na estrelou a versão cinematográfica do romance de Amy Tan, The Joy Luck Club, e fez Chun-Li em Street Fighter.

Ela apareceu como convidada na comédia The Single Guy atuando ao lado de Jonathan Silverman.

Ming-Na emprestou a sua voz para personagem Fa Mulan, no filme de animação da Disney, Mulan, e a sua sequência Mulan II, como também reprisou o seu papel no videogame da Square Enix/Disney - Kingdom Hearts II, Aki Ross no filme de animação computadorizada Final Fantasy: The Spirits Within, e a detetive Ellen Yin nas séries animadas The Batman. Ela também é a atriz que dá a voz para Jade, um personagem secundário na série de animação da HBO, Spawn.

No ano de 2004, ela participou do Hollywood Home Game on the World Poker Tour, e ganhou.

Em setembro de 2005, ela estrelou o seriado drama da NBC Inconceivable como a personagem principal, Rachel Lu. Porém, a exibição do seriado foi cancelada (depois de 2 episódios, mesmo tendo a 1ª temporada 10 episódios já gravados) possivelmente por se tratar de assuntos delicados, como a reprodução assistida e das relações pessoais entre os médicos.

O próximo papel na TV foi de uma agente do FBI na FOX no seriado dramático Vanished, que estreou no outono de 2006 e foi cancelado 3 meses depois.

Ela também fez um pequeno papel como uma professora de universidade em George Lopez, seriado da TV.

Entre os dia 8 de outubro a 29 de outubro de 2007, Ming-Na (como "Ming Wen") apareceu em quatro episódios no seriado da CBS, Two and a Half Men, fazendo o interesse amoroso de Charlie Haper, uma juíza divorciada de 40 anos, Linda Harris, com a idade próxima a dele.

Em 2008 de novembro, ela fez uma participação em séries como Private Practice e Boston Legal.

Nos dira 5 e 6 de dezembro de 2008, Ming-Na estrelou em uma produção beneficente do musical Grease com "Stuttering" John Melendez no Class Act Theatre.

Ming-Na foi escalada para a série Stargate Universe como a diplomata política Camille Wray.

De 2013 a 2020, Ming-Na estrelou em Marvel Agents os S.H.I.E.L.D como a agente Melinda May. Na série, May é perita em combate e espionagem, piloto e especialista em artes marciais. A série foi transmitida pelo canal americano ABC, e no Brasil pelo Canal Fox e pela Globo.

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

É uma das 100 Mulheres da lista da BBC de 2021.[3]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Personagem Título Notas
1992 "Uudie" Prisoner Rain Without Thunder
1993 Jing-Mei "June" Woo The Joy Luck Club Filme
1994 Han Terminal Voyage Filme
Katie Chun Hong Kong 97
Chun-Li Zang Street Fighter Filme
1997 Mimi Carlyle One Night Stand
1998 Gorgeous 12 Bucks
Fa Mulan Mulan Voz
1999 Jade/Lisa Wu Spawn 3: Ultimate Battle
2001 Dr. Aki Ross Aki's Dream
Dr.Aki Ross Final Fantasy: The Spirits Within
2002 Mei-Ling A Ribbon of Dreams
Katy Woo Teddy Bears' Picnic
2003 The Bronx Bunny Show s1 e1 Talkshow
2004 Woman Perfection
Mike's Super Short Show
Fa Mulan Mulan II Voz
Ellen Yin The Batman Voz
2004 Dr. Jing-Mei "Deb" Chen ER: Plantão Médico Série
2005 Fa Mulan The World of Mulan Voz
2006 Kingdom Hearts II Voz
2008 Dr. Elisha Crowe Prom Night
Ming Wang Shu Boston Legal Convidada
Kara Private Practice
2009 Emily Hu Push Supporting Actress
Camille Wray Stargate Universe
2013-2020 Melinda May Agents of S.H.I.E.L.D. Série
2019 Tanya Keys Mao Mao: Heroes of Pure Heart Voz
2019 Fennec Shand The Mandalorian Série
2020 Participação Mulan
2022 Dr. Carol Lee Young Sheldon Participação Especial
2022 Fennec Shand The Book of Boba Fett Série

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]