Meyrin – Wikipédia, a enciclopédia livre


Meyrin
Comuna da Suíça

Brasão de armas
Igreja no centro da cidade
Administração
Cantão Genebra
Comunas
limítrofes
Le Grand-Saconnex a Este, Vernier a Sul, Satigny a Oeste, e o País de Gex da França a Norte.
Código postal 1217 Meyrin
Prefixo telefónico 41(0)22
Língua oficial francês
Demografia
População mais de 20 000 hab.
Densidade cerca de 2 000 hab./km²
Geografia
Coordenadas 46° 14' 00" N 06° 05' 00 E
Altitude 446 m
Área 9.95 km²
Website oficial Meyrin.ch
Localização

Meyrin é uma comuna suíça do Cantão de Genebra. Ainda não há muitos anos o "dormitório" de Genebra, Meyrin tem vindo a desenvolver-se rapidamente em razão da sua proximidade com o aeroporto e do polo que representa as empresas, firmas ou organizações que aí se instalaram.

Localização[editar | editar código-fonte]

Meyrin está rodeado pelo Le Grand-Saconnex a Este, Vernier a Sul, Satigny a Oeste, e o País de Gex da França a Norte.

História[editar | editar código-fonte]

Na Idade Média, Meyrin está dividido entre duas senhorias, a De Livron e a dos de Meyrin. Os De Livron ocupam terrenos dos lados de Cointrin - zona do actual aeroporto - e Mategnin. Estas terras fazem parte do País de Gex (frança), uma baronia da Casa de Saboia. Em 1536 os Senhores de Berna ocupam a região e impõem o culto da Reforma. A ocupação dura 30 anos e passa de novo para os saboiardos em 1564. Em 1601 o território é dado ao rei de frança, na altura Henrique IV de França, depois do Tratado de Lyon. Depois a anexação pela França da República de Genebra, em 1798, os habitantes de Meyrin ficam com os mesmos direitos políticos dos genebrinos. Em 1804, Napoleão Bonaparte quer conquistar a Europa e tal como acontece com Le Grand-Saconnex, Pregny-Chambésy e outras que estavam sempre dependentes do que se passava no País de Gex, as forças austríacas fazem fugir as tropas francesas do País de Gex e impõem uma ocupação difícil a essas localidades. Mais tarde, com o Tratado de Paris (1815) Meyrin reverte à Suíça e une-se a Genebra [1].

Pólos de atracção[editar | editar código-fonte]

Para o desenvolvimento muito contribuiu;

que têm chamado firmas como:

Modernização[editar | editar código-fonte]

Nos anos 1960, Meyrin transforma-se radicalmente passando de uma aldeia de 3 000 habitantes [2] a uma cidade de mais de 14 000 habitantes [3] aquando da instalação de grandes companhia internacionais e da construção e exploração do SPS do CERN.

Muito activo é o Centro Cultural de Meyrin, também conhecido pelo Forum de Meyrin, tem além da biblioteca e do seu Teatro está muito implicado na difusão da arte em geral pelo que possui duas salas para exposições. No teatro realizam-se mais de 35 espectáculos de todos os tipos, ex: Teatro , circo, dança, música, etc. [4]

Em 2011 foi inaugurado um túnel de 850 m que libera o centro da localidade e permite um acesso rápido ao CERN e a Saint-Genis-Pouilly que se encontra do outro lado da fronteira, o que fazia um tráfego diário da ordem dos 25 000 veículo. Pouco tempo depois foi inaugurada a extensão da linha de eléctrico que finalmente chegava ao CERN antes de num futuro próximo passar a fronteira e chegar Saint-Genis-Pouilly [5]

Transportes[editar | editar código-fonte]

A Autoestrada A1 (Suíça) dá uma acesso rápido para o Norte em direção de Nyon, Rolle, Morges, etc. e para o Sul com a Autoestrada A40 (França) e localidades como Saint-Julien-en-Genevois, Annemasse, Annecy, etc.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Commune de Meyrin» (em francês)  - Maio 2012
  2. Genebra-estatísticas
  3. «Genebra- em números». Consultado em 2 de setembro de 2010. Arquivado do original em 18 de agosto de 2010 
  4. «Théâtre Forum Meyrin» (em francês) } - Maio 2012
  5. «Meyrin Ensembles» (PDF) (em francês)  - Maio 2012

Ligações externas[editar | editar código-fonte]