Metroplex de Dallas-Fort Worth – Wikipédia, a enciclopédia livre

Fort Worth Metroplex
Geografia
País
Estado
Altitude
417 m
Coordenadas
Demografia
População
7 637 387 hab. ()
Funcionamento
Estatuto
metropolitan statistical area (en)
região metropolitana
História
Origem do nome
Mapa
Dallas/Fort Worh em imagem de satélite à noite.

O Metroplex de Dallas-Fort Worth (em inglês Dallas-Fort Worth metroplex) é o nome informal que os habitantes desta região metropolitana do Texas, nos Estados Unidos, deram à região do norte do estado. Outros nomes que recebeu foram "Metroplex", "North Texas", "DFDub" e "DFW". Devido ao grande crescimento da área, especialmente o dos seus subúrbios, o United States Census Bureau designou o título de área metropolitana Dallas–Fort Worth–Arlington. A área metropolitana pode ser dividida ainda em duas divisões metropolitanas: Dallas–Plano–Irving e Fort Worth–Arlington. Dallas (a maior cidade da área metropolitana) é uma das 11 cidades dos Estados Unidos da América que foi classificada como cidade global de tipo gama.

A região engloba 12 cidades, com uma população estimada de 6,3 milhões de habitantes (2008).[1] Dallas–Fort Worth é a maior região metropolitana do Texas e inclui 6 das 12 maiores cidades do estado. É a quarta área metropolitana dos Estados Unidos depois de Nova Iorque, Los Angeles e Chicago e a maior fora do litoral. O Metroplex engloba 12 condados e 26 500 km² o que faz dela uma área maior que os estados de Nova Jersey e Rhode Island juntos.

Extensão[editar | editar código-fonte]

Condados do Metroplex[editar | editar código-fonte]

Condados do Metroplex
Condados do Metroplex

Segundo as estatísticas de áreas metropolitanas (MSA), a área metropolitana Dallas/Fort Worth engloba 12 condados no nordeste do Texas. As estatísticas de áreas combinadas (CSA) têm uma área metropolitana mais extensa e definem o Metroplex como uma metrópole de 18 condados. O maior dos 12 condados em população é o Condado de Dallas com 2,2 milhões de habitantes em 2000 seguido pelo Condado de Tarrant com 1 446 219 habitantes no censo de 2000. Quanto a área, o Condado de Denton é o maior com 2481 km². Os condados do Dallas/Fort-Worth Metroplex são:

Cidades do Metroplex[editar | editar código-fonte]

Dallas é a 3.ª maior cidade do Texas e a 9.ª nos Estados Unidos

Cidades principais com mais de 100 000 habitantes[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre os Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.