Mauna Kea – Wikipédia, a enciclopédia livre

Mauna Kea
Mauna Kea
Mauna Kea visto de Kohala
Mauna Kea está localizado em: Havaí
Mauna Kea
Localização no Havai
Coordenadas 19° 49' 15.7" N 155° 28' 6" O
Altitude 4.207 m
Proeminência 4207.3 m
Posição: 15
Cume-pai: nenhum
Isolamento 3 947 km
Listas Ponto mais alto de um estado dos EUA
Ultra
Localização Ilha Havai, Havai  Estados Unidos
Cordilheira Ilhas Havai
Primeira ascensão (registada) 1823 por Goodrich
Rota mais fácil Mauna Kea Trail

Mauna Kea, na Ilha do Havai, arquipélago do Havai, é um vulcão em escudo extinto. É o ponto mais elevado do arquipélago e um dos mais proeminentes do mundo e também uma das montanhas de maior isolamento topográfico. No entanto, o Mauna Kea é a montanha mais alta do mundo se levarmos em consideração a medição desde a base até ao pico - tem 10 105 metros a partir do fundo do oceano Pacífico (5898 metros abaixo da superfície, e 4207 metros acima).

Mauna Kea significa "Montanha Branca" no idioma havaiano, uma referência ao seu cume sendo regularmente coberto pela neve no inverno. Encontra-se extinto. A última erupção teria ocorrido há cerca de 4500 anos. No seu topo encontra-se um observatório astronómico, o Observatório W. M. Keck.

A altitude do Mauna Kea afeta o clima e é responsável pela queda de neve vários dias por ano. O monte apresenta vestígios de antigas glaciações. As vertentes norte e sul apresentam grande diferença pluviométrica. No cume, um outro cone forma no interior o lago Waiʻau, o mais alto de toda a bacia do Pacífico, a 3968 m de altitude. A fauna e a flora são repartidas em três níveis concêntricos distintos, dos quais o mais elevado é do tipo alpino. Estes ecossistemas abrigam numerosas espécies endémicas ameaçadas por outras espécies invasivas e pela antropização. Diversas zonas naturais protegidas foram criadas com o intuito de proteger esta diversidade biológica.

Os recursos naturais do Mauna Kea foram explorados pelos autóctones a partir dos séculos XII e XIII. Um tipo de basalto muito duro, em particular, foi extraído para o fabrico de machadinhas. A madeira e as aves cinegéticas eram também recursos importantes. O cume da montanha, associado a divindades da mitologia havaiana, é sagrado e o acesso é restrito. Estas crenças são sempre evocadas em canções tradicionais. No final do século XVIII, a colonização pelos ocidentais levou ao desaparecimento de uma grande parte da floresta primária e ao estabelecimento da exploração agrícola. O cume foi oficialmente atingido em 1823. Na segunda metade do século XX, uma trilha foi construída até ao topo. Investigações arqueológicas e sobretudo astronómicas são feitas a partir do centro Onizuka a 2800 m de altitude e há observatórios internacionais no topo da montanha. Há ainda muitos trilhos para caminhada, e, em alguns locais e apesar da ausência de equipamentos, é possível fazer descidas de esqui. Hoje em dia, tendo em conta a sua altitude submersa, estima-se que Mauna Kea tenha 10600 m de altitude.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.