Markus Zusak – Wikipédia, a enciclopédia livre

Markus Zusak
Markus Zusak
entrevistado sobre o filme The Book Thief
Nome completo Markus Frank Zusak
Nascimento 23 de junho de 1975 (48 anos)
Sydney, Austrália
Nacionalidade australiano
Ocupação Escritor
Prêmios Prémio Kathleen Mitchell (2006)
Gênero literário Ficção
Magnum opus The Book Thief

Markus Frank Zusak (Sydney, 23 de junho de 1975) é um escritor australiano, famoso pelo seu best-seller internacional Brasil: A Menina que Roubava Livros / Portugal: A Rapariga que Roubava Livros

Biografia[editar | editar código-fonte]

Zusak nasceu na Austrália. Sua mãe, Lisa, é Alemã, e seu pai, Helmut, é Austríaco. Eles mudaram-se para a Austrália no final de 1950. Markus [1] é o mais novo de 4 irmãos, duas meninas e um menino.
Zusak é o autor de cinco livros. The Underdog (O Azarão em português), seu primeiro livro, levou sete anos para ser publicado. O mensageiro[2] , publicado em 2002, venceu o prémio de livro do ano no CBCA (prémio australiano de livros). Em 2005, A menina que roubava livros foi lançado e, atualmente, já foi traduzido em mais de 40 idiomas. Também recebeu prémios na Austrália e pelo mundo. A menina que roubava livros se manteve em primeiro lugar de vendas no site da Amazon.com[3], na lista dos mais vendidos do The New York Times, e também em países como o Brasil, Irlanda e Taiwan. Ficou entre os 5 mais vendidos no Reino Unido (UK), Israel, Espanha e Coreia do Sul. Outros países ainda esperam por seu lançamento.O livro foi adaptado para o cinema[4].

Aos 30 anos, Zusak já se firmou como um dos mais inovadores e poéticos romancistas dos dias de hoje. Com a publicação de "A Menina que Roubava Livros", ele foi batizado como um "fenômeno literário" por críticos australianos e norte-americanos. Zusak é o autor vencedor do prémio de quatro livros para jovens: "O Azarão", "Bom de Briga", "A Garota que eu quero", e "Eu Sou o Mensageiro", recetor de um Printz Honor em 2006 por excelência em literatura jovem. Markus Zusak vive em Sydney com sua esposa e sua filha. Gosta de surfar e assistir filmes em seu tempo livre.[5] .-.

The Book Thief[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: The Book Thief

Markus cresceu ouvindo histórias a respeito da Alemanha Nazista, sobre o bombardeio de Munique e sobre judeus marchando pela pequena cidade alemã de sua mãe. Ele sempre soube que essa era uma história que ele queria contar.

"Nós temos essas imagens das marchas em fila de garotos e dos 'Heil Hitlers' e essa ideia de que todos na Alemanha estavam nisso juntos. Mas ainda havia crianças rebeldes e pessoas que não seguiam as regras e pessoas que esconderam judeus e outras pessoas em suas casas. Então eis outro lado da Alemanha Nazista", disse Zusak numa entrevista com o The Sydney Morning Herald.[6]

O livro foi muito bem recebido pela crítica, se tornou um bestseller e foi adaptado ao cinema com lançamento no final de 2013 nos EUA, e inicio de 2014 no Brasil.

Obras Publicadas[editar | editar código-fonte]

Obras de Markus Zusak
Ano Título Original Título BR Título PT
1999 The Underdog O Azarão
2000 Fighting Ruben Wolf Bom de Briga
2001 When Dogs Cry A Garota que eu Quero A garota que eu quero
2002 The Messenger Eu Sou o Mensageiro
2005 The Book Thief A Menina que Roubava Livros A Rapariga que Roubava Livros
2018 Bridge of Clay O Construtor de Pontes

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.