Mark 18 – Wikipédia, a enciclopédia livre

A detonação do ivy king, primeiro e unico Mark 18 testado.
Video do teste nuclear ivy king(vale a pena ver).

Mark 18 foi uma bomba nuclear dos Estados Unidos, também conhecido como SOB ou Super Oralloy Bomb, foi uma bomba de fissão pura de alto rendimento sendo oficialmente a bomba atômica de maior rendimento do mundo. O rendimento é de 500 quilotoneladas, o designer chefe da bomba foi o físico mexicano Ted Taylor, um dos mais notáveis designers de armas nucleares. O Mark 18 foi testado pela primeira vez durante a Operação Ivy recebendo a alcunha de Ivy King ("Ivy King" é um trocadilho que significa rei das bombas atômicas), o teste foi um sucesso completo com o seu rendimento total.

Design[editar | editar código-fonte]

O Mark 18 tinha um sistema de implosão avançado derivado do Mark 13 e de seus ancestrais como Fat Man, Mark 4 e Mark 6, porem estes tinham rendimento em torno de 25 quilotoneladas, enquanto o Mark 18 tinha o altíssimo rendimento de 500 quilotoneladas. Ao invés de ter um fosso (núcleo) de urânio-plutónio, ele tinha mais de 60 kg de urânio altamente enriquecido, tendo o urânio empobrecido sido usado como refletor de nêutrons, mais de quatro massas críticas, para baixar o risco de fissão espontânea, um absorvente de nêutrons feito de boro-alumínio foi colocado, o absorvente era retirado um pouco antes da detonação para permitir o funcionamento da arma.

Serviço[editar | editar código-fonte]

O Mark 18 foi fabricado a partir de Março de 1953 e terminou a produção com 90 bombas, a tempo de serviço do Mark 18 foi curto, ele foi retirado de serviço em 1960, pois logo as armas termo-nucleares puderam ser transportadas por aviões e o Mark 18 ficou obsoleto, todas as 90 bombas produzidas foram convertidas em bombas Mark 6 com rendimento máximo de 160 quilotoneladas, mas dois anos depois da conversão em 1962 todas as bombas Mark 6, inclusive as convertidas, foram aposentadas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]