Mark 101 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Mark 101 Lulu foi uma bomba nuclear de profundidade desenvolvida pelos Estados Unidos em década de 1950 para o uso contra submarinos, ela utilizava uma ogiva W34 com rendimento de 11 quilotons de TNT, era operada de 1958 a 1971, e também foi utilizada por outros países da OTAN e aliados sobre a constante supervisão das Forças Armadas dos Estados Unidos.

A Mark 101 Lulu começou a ser substituída em meados da década de 1960 pela polivalente B57, pois esta poderia atuar como uma bomba de ataque terrestre bem como uma bomba de profundidade.

A bomba não tinha detetores de velocidade de queda livre ou seja se ela estivesse sendo armada e rolasse e caísse no mar, quando atingisse a profundidade programada detonaria, podendo afundar o navio e matar os soldados que a armavam.

A ogiva W34 foi reaproveitada para o projeto do Python Primário, iniciando a implosão do secundário em armas termonucleares como o B28. Ja as variantes britânicas desse primário foi chamado de Pedro e utilizado no projeto Yellow Sun.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referencias[editar | editar código-fonte]