Mario Francesco Pompedda – Wikipédia, a enciclopédia livre

Mario Francesco Pompedda
Cardeal da Santa Igreja Romana
Presidente emérito da Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica
Atividade eclesiástica
Diocese Diocese de Roma
Nomeação 16 de novembro de 1999
Predecessor Dom Zenon Cardeal Grocholewski
Sucessor Dom Agostino Cardeal Vallini
Mandato 19992004
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 23 de dezembro de 1951
Nomeação episcopal 29 de novembro de 1997
Ordenação episcopal 6 de janeiro de 1998
por Papa João Paulo II
Nomeado arcebispo 29 de novembro de 1997
Cardinalato
Criação 21 de fevereiro de 2001
por Papa João Paulo II
Ordem cardeal-diácono
Título Anunciação da Beata Virgem Maria em Via Ardeatina
Brasão
Lema SOLI DEO
Dados pessoais
Nascimento Ozieri
18 de abril de 1929
Morte Roma
18 de outubro de 2006 (77 anos)
Nacionalidade italiano
Sepultado Catedral de Ozieri
dados em catholic-hierarchy.org
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Carlo Mario Francesco Pompedda JUD (18 de abril de 1929 - 18 de outubro de 2006) foi um cardeal italiano da Igreja Católica Romana e prefeito da Signatura Apostólica da Cúria Romana . Ele passou quase cinquenta anos em uma variedade de cargos dentro do sistema eclesiástico da Igreja Católica , de 1955 a 2004.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Pompedda nasceu em Ozieri na Sardenha. Ele estudou em seminários em Sassari e Cuglieri e foi ordenado sacerdote em Roma em 23 de dezembro de 1951. Ele obteve um doutorado em teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana , e um doutorado em utroque iure (em direito civil e direito canônico) do Pontifício Lateranense. Universidade . Ele se tornou um oficial da Rota Romana , o tribunal de apelação geral da Igreja Católica, em 1955, servindo como um defensor do vínculo . Ele entrou para o tribunal como auditor em 1969 e serviu nessa função até se tornar o decano da Rota Romana.em 1993. Foi nomeado Prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica , o mais alto tribunal da igreja, em 1999. Ele renunciou a esta posição, como é habitual, ao atingir a idade de 75 anos, em 18 de abril de 2004, e sua renúncia foi aceito em 27 de maio de 2004.

Pompedda foi nomeado arcebispo titular de Bisarcio em 29 de novembro de 1997 e consagrado em 6 de fevereiro de 1998. Ele foi proclamado cardeal-diácono da Santíssima Anunciação da Beata Vergina Maria à Via Ardeatina pelo papa João Paulo II em 21 de fevereiro de 2001. Ele foi um dos cardeais eleitores que participaram do conclave papal de 2005 que selecionou o Papa Bento XVI . Suspeitava-se que ele pudesse ter sido a fonte de informação sobre o conclave publicado no jornalista italiano Lucio Brunelli na revista Limes.em setembro de 2005; muitos também suspeitavam que a informação era falsa.

O cardeal Pompedda também serviu como presidente do tribunal de apelação da Cidade do Vaticano e, a partir de 1999, como presidente do Tribunal de Cassação da Cidade do Vaticano. Ele é creditado com a elaboração de Universi Dominici Gregis .

Pompedda ensinou direito canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana . Ele também esteve envolvido na revisão do código do direito canônico em 1983, a primeira revisão substancial desde 1917. Ele também foi o principal editor do Universi Dominici Gregis , a constituição apostólica do Papa João Paulo II publicada em 1995, que estabeleceu as regras. para a sede vacante e conclave papal. Ele apoiou propostas para facilitar a anulação do casamento e deu várias palestras públicas em 2003 delineando as mudanças. Aposentou-se antes que as mudanças fossem implementadas, e o documento final, Dignitas connubii , não foi tão longe quanto ele esperava, reafirmando a doutrina existente.

Pompedda foi nomeado cardeal grão-prior da Ordem Constantiniana Militar Sagrada de São Jorge por ordem do grão-mestre, SAR O Duque de Castro . Em novembro de 2003, tornou-se Conselheiro Eclesiástico da Ordem por nomeação do Papa João Paulo II . Esta posição continuou sob o Papa Bento XVI .

O cardeal Pompedda morreu em Roma de hemorragia cerebral . Ele foi enterrado em um túmulo na catedral de Ozieri.

Em 18 de fevereiro de 2010, seus restos mortais foram reenterrados em um sarcófago especialmente construído na catedral de Ozieri, na capela do Santíssimo Sacramento. A missa de réquiem foi celebrada às 17 horas, presidida pelo Bispo Sergio Pintor de Ozieri. No final da missa, Dom Giuseppe Sciacca , juiz da Rota Romana e colaborador de longa data do Cardeal Pompedda, leu uma mensagem especial enviada para a ocasião pelo Cardeal Bertone, SDB, secretário de Estado, em nome do Papa Bento XVI.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Mario Francesco Pompedda
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mario Francesco Pompedda