Armada Nacional da Colômbia – Wikipédia, a enciclopédia livre

Armada Nacional da Colômbia

Brasão de Armas da Armada Nacional da Colômbia
País  Colômbia
Corporação Forças Armadas da Colômbia
Subordinação Ministério da Defesa da Colômbia
Missão Protecção dos mares e rios da Colômbia
Sigla ARC
Aniversários 24 de Julho
Marcha "Viva a Colômbia, marinero soja"
"Viva Colombia, soy marinero"
Lema Plus Ultra (latim : mais além)
Logística
Efetivo 35 086 (2013)
Insígnias
Ensign
Jaque da Marinha Colombiana
Bandeira
Comando
Comandante Almirante Francisco Hernando Cubides Granados
Comandantes
notáveis
José Prudencio Padilla

A Armada Nacional da Colômbia (em castelhano: Armada Nacional de la República de Colombia) é o ramo naval das forças militares da Colômbia. A Marinha é responsável pela segurança e defesa em ambos os mares do Atlântico (Caribe) e do Pacífico da Colômbia, a extensa rede de rios no interior do país, e algumas pequenas áreas de terras sob sua jurisdição direta. A partir de 2010, a Marinha colombiana tinha 35.502 funcionários, incluindo cerca de 22,000 no Corpo de Infantaria da Marinha.[1][2]

"ARC", para a "Armada de la República de Colombia" é a sigla usada tanto como prefixo do oficiai para todos os navios da Marinha colombiana, bem como a abreviação comum usada na impressão; neste artigo e muitos de seus artigos relacionados vai utilizar os termos "Marinha da Colombia" e "ARC" alternadamente.

História[editar | editar código-fonte]

A Marinha colombiana nasceu com a independência da Colômbia a partir de Espanha. O presidente do Conselho Supremo de Cartagena, José María García de Toledo, criou o Comando Naval Instituto por meio de um decreto datado de 17 setembro de 1810. A Marinha foi colocada sob o comando do capitão Juan Nepomuceno Eslava, filho júnior do (ex) vice-rei espanhol Sebastián Eslava.

Em 28 de junho de 1822, o General Francisco de Paula Santander criou a Escola Naval, que posteriormente foi desativada até 1907, quando o presidente Rafael Reyes Prieto criou a Academia Naval, através do decreto 783 de 6 de julho de de 1907 apenas para ser fechada novamente por seu sucessor, Ramón González Valencia em 28 de dezembro de 1909.

O conflito com o Peru, em 1932, fez a Marinha colombiana reaparecer, desta vez para ficar. Novos navios foram adquiridos e a "Escuela de grumetes" (Escola de Marinheiros da Marinha) foi fundada em 1934 e a Escola de Cadetes "(Escola de Oficiais da Marinha) foi fundada em 1935. Atualmente ambas as escolas continuar seu trabalho de instruir os homens e mulheres colombianos do mar.

Organização[editar | editar código-fonte]

A Marinha faz parte do ramo executivo do governo colombiano, o presidente da Colômbia, sendo o comandante-em-chefe de todas as forças militares, civis, através do Ministro da Defesa e do Comandante Geral da Forças Armadas (Espanhol: Comandante Geral Fuerzas Militares), que é um alto funcionário nomeado pelo presidente de qualquer um dos três serviços (Exército, Força Aérea ou Marinha). O oficial sênior mais orgânico à Marinha é o Comandante da Marinha (em espanhol: Comandante de la Armada Nacional).

Força e Comandos[editar | editar código-fonte]

A Marinha colombiana opera com 7 ou comandos de forças especializadas em todo o território:

  • Comando da Infantaria da Marinha: operações ribeirinhas em todo o território.
  • Força Naval do Pacífico: Patrulhamento de superfície a submarino do mar Pacífico colombiano.
  • Força Naval do Caribe: Patrulhamento de superfície a submarino do mar do Caribe colombiano.
  • Força Naval do Sul: Operações ribeirinhas em todo o Sudeste e áreas do sul do país.
  • Comando da Guarda Costeira: Segurança marítima, controle, patrulhamento e interdição em ambos os mares das Caribe e do Pacífico.
  • Comando da Marinha Aviação: Apoio aéreo naval, ao transporte, vigilância, logística e de Busca e Salvamento.
  • Comando específico de San Andrés y Providencia: Patrulhamento de superfície a submarino do mar do Caribe colombiano em todo o arquipélago de San Andres.

Escolas de Formação[editar | editar código-fonte]

Junto com os sete comandos operacionais acima, a Marinha colombiana mantém três escolas de formação importantes para o seu pessoal:

  • Escola de Oficiais da Marinha: Escuela Naval de Cadetes Almirante Padilla
  • Escola de Sargentos da Marinha: Escuela Naval de Suboficiales ARC Barranquilla
  • Escola de Infantaria de Marinha: Escuela de Formación de Infantería de Marina

Bases Operacionais[editar | editar código-fonte]

Marinha colombiana (ARC) - principais bases navais e postos fluviais

A ARC mantém um número de bases principais em ambos os litorais do Caribe e do Pacífico, bem como múltiplas bases operacionais ribeirinhas espalhadas pelo território. As principais bases navais são:

algumas das mais importantes bases de operação são:

Pessoal[editar | editar código-fonte]

A Marinha colombiana campos cerca de 35.000 funcionários, incluindo cerca de 22.000 Infantaria Marinha, 8.000 marinheiros e sargentos, 2.500 diretores, 1.300 pessoas em formação e cerca de 2.000 civis (estes normalmente implantados postos de ordem técnica ou médica da especialidade) [1].

Hierarquia e Insígnias[editar | editar código-fonte]

Navios[editar | editar código-fonte]

Veja também: Lista de navios da marinha colombiana (em inglês)
ARC Almirante Padilla (FM-51)
ARC Juan Ricardo Vera Oyola (NF-613) em Cartagena

De acordo com as suas três principais cenários operacionais:operações oceânica, operações ribeirinhas e da guarda costeira, a ARC mantém uma mistura de navios adequados para cada um desses perfis. O escopo da sua operação, tem sido historicamente orientada levemente armados de patrulha costeira e, como tal, a maioria de seus navios tinham sido cortadores geralmente de tamanho médio. Historicamente, a ARC tem tido fortes vínculos com as marinhas americana e alemã e construtores navais e muito dos traços do seu equipamento as suas raízes para eles. Semelhante a outras marinhas na região latino-americana, a Marinha colombiana adquiriu muitos navios nos anos 50s e 60s da pós-guerra, geralmente como excedente de guerra da Marinha dos EUA e, em seguida passou por um período um pouco dormente durante os anos 60 a 80, durante os quais alguns grandes aquisições foram realizadas.

Em anos mais recentes, a Marinha colombiana viu dois grandes períodos de melhoria e modernização de seus equipamentos: O primeiro período, como resultado do aumento do tráfico de drogas no final dos anos 70 e 80, bem como, no momento, o aumento das tensões políticas no Caribe devido às disputas territoriais com alguns de seus vizinhos, com a Nicarágua durante o San Andres arquipélago e com a Venezuela sobre o arquipélago de Los Monjes -, viu a necessidade de uma forte patrulha vigor Caribe, e resultou na aquisição de seus maiores navios até o momento, quatro corvetas míssil (posteriormente atualizada para fragatas luz) em 1983, bem como alguns embarcações de patrulha adicionais. O segundo período, como conseqüência do aprofundamento no mercado interno conflito colombiano , iniciada no final dos anos 90 e estendeu sobre a 2005-2006, desde o reforço das suas capacidades ribeirinha e litorânea, envolvendo R & D de novos projetos indígenas, em colaboração com a estatal COTECMAR estaleiros, que resultou em novos tipos de navios como o "state-of-the-art Apoio Fluvial Patrol Boats ( em espanhol : Patrullera de Apoyo Fluvial), também chamada de "mãe ribeirinhas" ( Espanhol : Nodriza Fluvial), como o Juan ARC Ricardo Oyola Vera (NF-613) , que têm atraído a atenção de outras marinhas, com exigências semelhantes.

Atualmente, a ARC está trabalhando em adicionais e programas de longo prazo médio, incluindo o desenvolvimento e aquisição de até quatro navios de patrulha costeira (Fassmer CPV-40) [n 1][3], em 2011-2012, dois Navios de Patrulha Oceânica Oceânica (Fassmer OPV-80) (2011-2013) [6] , e de I & D de uma corveta indígenas ou de classe navio fragata ("Plataforma Estratégica de Superficie"), prevista para 2018-2020.[4]

Aeronaves[editar | editar código-fonte]

Rodela da Aviação Naval Colômbiana
Avião CN-235 da Colômbia no Aeroporto Internacional de Tocumen Panamá durante PANAMAX 2007

O Comando de Aviação da Marinha opera cerca de 30 aeronaves de asa fixa e rotativa para vigilância e patrulha naval, Busca e Salvamento (SAR) e apoio logístico dos meios navais e operações.

Colombian Navy - Aircraft [5]
Aeronave Origem Tipo Versões Em serviço Notas
Asa fixa
Aero Commander  Estados Unidos transporte de utilidade Model 690 5
CASA C-212 Aviocar Espanha transporte de utilidade C-212-100 1
CASA CN-235 Espanha transporte/ patrulha marítima -200/-300 3 (2/1)
Cessna 206 Stationair  Estados Unidos utilitário 3
Gavilan 358  Colômbia transporte de utilidade 2
Piper PA-28 Cherokee  Estados Unidos utilitário 3
Piper PA-34 Seneca  Estados Unidos utilitário 4
Cessna 208  Estados Unidos utilitário
Asa rotativa
Bell 212 Twin Huey  Estados Unidos helicóptero de transporte 1
Bell 412  Estados Unidos helicóptero de transporte 5
MBB Bo 105  Alemanha ASW/helicóptero utilitário Bo 105CB 2
Eurocopter AS 555 Fennec  França helicóptero utilitário AS 555 2

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Algumas fontes tem citado a aquisição de até 4 CPV-40 navios, as restrições orçamentais no entanto, pode mudar este número no futuro.

Referências

  1. a b Ministerio de Defensa Nacional,Colombia (nov 2010). «Logros de la Política de Consolidación de la Seguridad Democrática, 2010» (PDF). Consultado em 26 de abril de 2011. Arquivado do original (PDF) em 3 de agosto de 2012 
  2. Ministerio de Defensa Nacional,Colombia (nov 2009). «Logros de la Política de Consolidación de la Seguridad Democrática, 2009» (PDF). Consultado em 26 de abril de 2011. Arquivado do original (PDF) em 21 de setembro de 2009 
  3. Fassmer Shipbuilding. «Launching of Colombian Navy 40m Coastal Patrol Vessel (CPV40)» (em inglês). Consultado em 26 de abril de 2011. Arquivado do original em 26 de abril de 2011 
  4. Fr.Cpt. Germán H Locarno (outubro 2010). «Porqué un OPV para la ARC?». Revista Armada (em espanhol) (97). ISSN 1692-1097. Consultado em 24 de abril de 2011 
  5. "World Military Aircraft Inventory", Aerospace Source Book 2007, Aviation Week & Space Technology, January 15, 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]