Maria de Hanôver – Wikipédia, a enciclopédia livre

Maria
Princesa de Hanôver
Maria de Hanôver
Maria na década de 1870.
Nascimento 2 de dezembro de 1849
  Hanôver, Hanôver
Morte 4 de junho de 1904 (54 anos)
  Gmunden, Áustria-Hungria
Sepultado em Castelo de Cumberland, Gmunden, Áustria
Nome completo  
Maria Ernestina Josefina Adolfina Henriqueta Teresa Isabel Alexandrina
Casa Hanôver
Pai Jorge V de Hanôver
Mãe Maria de Saxe-Altemburgo

Maria Ernestina Josefina Adolfina Henriqueta Teresa Isabel Alexandrina (Hanôver, 2 de dezembro de 1849Gmunden, 4 de junho de 1904) foi a filha mais nova do rei Jorge V de Hanôver e sua esposa a rainha Maria de Saxe-Altemburgo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Início de vida[editar | editar código-fonte]

Maria quando criança.

Maria nasceu na cidade de Hanôver, sendo a terceira e última filha do rei rei Jorge V de Hanôver e sua esposa a rainha Maria de Saxe-Altemburgo. Seus irmãos mais velhos eram Ernesto Augusto, Príncipe Herdeiro, e Frederica. Como filha do soberano hanoveriano, ela tinha o título de princesa e o estilo de "Sua Alteza Real". Ela também era princesa do Reino Unido como bisneta na linhagem masculina do rei Jorge III, tendo o estilo de "Sua Alteza".

Seu pai foi deposto em 1866 e o Reino de Hanôver foi anexado pela Prússia. Maria e sua mãe continuaram vivendo em Hanôver por mais um ano, morando no Castelo de Mariemburgo, até irem para o exílio em julho de 1867 no Império Austríaco.[1] Elas eventualmente passaram a morar na cidade de Gmunden.

Pretendentes[editar | editar código-fonte]

Maria visitou o Reino Unido com a família em 1876[2] e novamente dois anos depois em junho de 1878 quando seu pai morreu.[3] Sua irmã Frederica mudou-se permanentemente para o Reino Unido e se casou, porém Maria voltou para Gmunden e continuou solteira, vivendo com sua mãe no Castelo de Cumberland (nomeado em homenagem ao título britânico de seu pai). O The New York Times afirmou que ela recusou duas vezes a proposta de casamento do príncipe Artur, Duque de Connaught e Strathearn, filho da rainha Vitória do Reino Unido.[4]

Morte[editar | editar código-fonte]

Maria morreu em Gmuden aos 54 anos no dia 4 de junho de 1904. Seu funeral ocorreu no dia seguinte porque dois dias depois sua sobrinha a princesa Alexandra de Hanôver iria se casar com Frederico Francisco IV, Grão-Duque de Mecklemburgo-Schwerin.[5] Ela foi enterrada no mausoléu da família no Castelo de Cumberland; sua mãe foi enterrada ao seu lado ao morrer três anos depois.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Queen Marie of Hanover». The Times: 11. 24 de julho de 1867 
  2. «Court Circular». The Times: 11. 22 de maio de 1876 
  3. «Court Circular». The Times: 9. 24 de junho de 1876 
  4. «Miss Mary Baring's Marriage». The New York Times: 5. 30 de setembro de 1887 
  5. «Prinzessin Mary von Hannover». Wiener Abendpost: 3. 6 de junho de 1904 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Maria de Hanôver