Maria Leopoldina de Áustria-Este – Wikipédia, a enciclopédia livre

Maria Leopoldina de Áustria-Este
Princesa de Módena e Régio
Arquiduquesa da Áustria
Maria Leopoldina de Áustria-Este
Eleitora Consorte da Baviera
Reinado 15 de fevereiro de 179516 de fevereiro de 1799
Antecessor(a) Isabel Augusta de Sulzbach
Sucessor(a) Carolina de Baden
 
Nascimento 10 de dezembro de 1776
  Milão, Ducado de Milão
Morte 23 de junho de 1848 (71 anos)
  Wasserburg am Inn, Alta Baviera, Baviera
Cônjuge Carlos Teodoro da Baviera
Luís de Arco
Descendência Aloísio Nicolau
Maximiliano José
Carolina
Casa Áustria-Este
Dinastia Habsburgo
Pai Fernando Carlos de Áustria-Este
Mãe Maria Beatriz d'Este

Maria Leopoldina de Áustria-Este (em italiano: Maria Leopoldina d'Asburgo-Este; em alemão: Maria Leopoldine von Österreich-Este; Milão, 10 de dezembro de 1776 — Wasserburg am Inn, 23 de junho de 1848), foi Princesa de Módena e Régio e Arquiduquesa da Áustria por nascimento e Eleitora Consorte da Baviera pelo seu primeiro casamento e Condessa de Arco pelo segundo casamento, respectivamente.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Família[editar | editar código-fonte]

Maria Leopoldina era a quarta filha do arquiduque Fernando Carlos de Áustria-Este, regente do Ducado de Milão e herdeiro do Ducado de Módena e Régio; e de Maria Beatriz d'Este, soberana do Ducado de Massa e Carrara. Seus avós paternos foram o imperador Francisco I e a imperatriz Maria Teresa; e seus avós maternos foram o duque Hércules III de Módena e Maria Teresa Cybo-Malaspina, duquesa soberana de Ducado de Massa e Carrara.

Primeiro casamento[editar | editar código-fonte]

Casou-se em agosto de 1795, contra a sua vontade, com o eleitor Carlos Teodoro da Baviera, 52 anos mais velho que ela. O casamento foi acordado na esperança de se gerar um herdeiro para a linha principal da Casa de Wittelsbach, mas a jovem arquiduquesa recusou-se a manter relações sexuais com o marido. Maria Leopoldina teve numerosos amantes, incluindo o e herdeiro presuntivo, Maximiliano do Palatinado-Zweibrücken e o conde Maximiliano de Montgelas.

Ela escandalizou seu marido e a côrte ao se aliar à Casa do Palatinado-Zweibrücken, constrastando com a aliança firmada entre Carlos Teodoro e a Casa de Habsburgo, da família de Maria Leopoldina. Quando Carlos Teodoro estava em seu leito de morte, em 1799, ela avisou seu herdeiro, o futuro Maximiliano I José da Baviera, para assegurar-lhe a sucessão e retirou-se para o Castelo de Berg, no lago Starnberger, onde ficou conhecida por seu estilo de vida excêntrico e por suas festas permissivas e debochadas. Ficou grávida e foi exilada temporariamente em Ljubljana, adquirindo mais tarde uma considerável fortuna, graças à gestão de suas propriedades em Stepperg.

Segundo casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Maria Leopoldina, então condessa de Arco, com seus filhos Aloísio e Maximiliano

Contraiu segundas núpcias em Munique, em 14 de novembro de 1804, com o conde Luís de Arco. O casal teve três filhos:

  • Aloísio Nicolau Ambrósio (1808-1891)
  • Maximiliano José Bernardo (1811-1885)
  • Carolina (1814-1815)

Morte[editar | editar código-fonte]

Em 23 de junho de 1848, durante uma viagem entre Munique e Viena, a carruagem de Maria Leopoldina sofreu um grave acidente, matando-a aos 71 anos de idade. Seu corpo foi sepultado na cripta da Capela de St. Antoniberg em Stepperg, Baviera. Ela deixou aos seus filhos uma fortuna de 15 milhões de florins.[1]

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Maria Leopoldina de Áustria-Este

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The Gentleman's Magazine (1848): 334

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Krauss-Meyl, Sylvia. Das "Enfant terrible" des Königshauses: Maria Leopoldine, Bayerns letzte Kurfürstin (1776-1848). Regensburg: Pustet, 1997. ISBN 3791715585.