Marcus Viana – Wikipédia, a enciclopédia livre

Marcus Viana
Informação geral
Nascimento 13 de agosto de 1953 (70 anos)
Local de nascimento Belo Horizonte, MG
Brasil
Nacionalidade brasileiro
Gênero(s) New age, world music, latina[1] rock progressivo, música instrumental e MPB
Ocupação(ões) Violinista, cantor, tecladista e compositor
Página oficial marcusviana.com.br

Marcus Viana (Belo Horizonte, 13 de agosto de 1953)[2] é um violinista, cantor, tecladista e compositor brasileiro.

Filho de Sebastião Viana, ex-revisor e assistente de obras de Villa-Lobos.[1] Fundou sua própria gravadora, Sonhos & Sons, na primeira metade da década de 1990.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Mesmo em contato com a música desde nascido, foi apenas aos 13 anos de idade que Marcus iniciou o estudo do violino, com o professor húngaro Gabor Buza, um discípulo de Carl Flesh.[1] Entre 1972 e 1973, Marcus viveu no estado norte-americano da Pensilvânia – lá, participou da Orquestra Sinfônica de Harvertown coincidindo com o momento em que deu seus primeiros passos como compositor.

De volta ao Brasil, Marcus classifica-se como violinista titular da Sinfônica de Minas Gerais, lá permanecendo por sete anos. Ao mesmo tempo, incursa no rock progressivo, inspirado em bandas como Yes e outras que ao longo da década de 1970 atingiam seu auge. Ingressou na banda progressiva Saecula Saeculorum, que contava com os também virtuosos Giácomo Lombardi (teclado e piano) e José Audísio (guitarras) e, posteriormente nas bandas Conclave dos Druidas e Ícaro.

Em 1979, fundou o grupo Sagrado Coração da Terra com a proposta de misturar vocal e instrumental numa linha progressiva/sinfônica com ênfase em questões ecológico ambientais e espirituais,[3] proposta esta que até hoje rege a banda, mas que desde meados dos anos 1990 teve de dividir sua importância com a carreira solo de Marcus, que atua como compositor de trilhas para TV, cinema, teatro, ballet e musicais infantis.[4] Seu trabalho paralelo ao grupo do qual é líder e fundador, além da Transfonica Orkestra (também sua cria), é reconhecido internacionalmente, expressando-se, por exemplo, com sua indicação ao Grammy Latino de 2001 pelo disco Música das Esferas - Terra na categoria de "Melhor Álbum Instrumental Pop".[3]

Em 2004, Marcus Viana assumiu o cargo de produtor musical do longa-metragem brasileiro Olga. Posteriormente foram mais dois filmes como produtor musical: As Filhas do Vento[5] e O Mundo em Duas Voltas.

Em 2007, voltou a atuar com os músicos Giácomo Lombardi e José Audísio na banda Saecvla saecvlorum, com nova formação, em um show na Praça do Papa.

Referências

  1. a b c «Marcus Viana - Allmusic». allmusic.com. Consultado em 25 de março de 2011 
  2. «Marcus Viana no Dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira». dicionariompb.com.br. Consultado em 26 de março de 2011 
  3. a b «Marcus Vianna leva esoterismo ao Grammy Latino». Reuters. Terra. 10 de setembro de 2001 
  4. «Marcus Viana - História». sonhosesons.com.br. Consultado em 25 de março de 2011. Arquivado do original em 19 de novembro de 2011 
  5. «Marcus Viana lança o primeiro DVD». Terra. 25 de fevereiro de 2004 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]