Marco Valério Messala (cônsul em 32 a.C.) – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Marco Valério Messala.
Marco Valério Messala
Consulado 32 a.C.

Marco Valério Messala (em latim: Marcus Valerius Messalla) foi um político gente Valéria da República Romana nomeado cônsul sufecto em 32 a.C. com Lúcio Cornélio Cina[1]. Valério Messala era membro de uma antiga gente patrícia e filho de Marco Valério Messala Rufo, cônsul em 53 a.C.[2], e irmão de Marco Valério Messala Corvino, cônsul no ano seguinte.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Messala começou sua carreira no mesmo que seu pai foi cônsul, com o cargo de monetalis, o responsável pela cunhagem de moedas[3]. Sem participar da guerra civil e dos conflitos do Segundo Triunvirato, foi nomeado cônsul sufecto em 32 a.C. no lugar de Caio Sósio, que fugiu para Éfeso para se juntar a Marco Antônio quando irrompeu a quarta guerra civil[4]. Não se sabe nada mais sobre sua carreira depois disto.

Valério Messala aparentemente não teve filhos próprios, mas provavelmente foi o pai adotivo de Marco Valério Messala Apiano, que era, provavelmente, filho de Ápio Cláudio Pulcro, cônsul em 38 a.C.[5]. É possível que Valério Messala tenha sido o mesmo que patrocinou a cidade de Mallus[6].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Cônsul da República Romana
Precedido por:
Lúcio Vinício

com Quinto Larônio

Cneu Domício Enobarbo
32 a.C.

com Caio Sósio
com Lúcio Cornélio Cina (suf.)
com Marco Valério Messala (suf.)

Sucedido por:
Otaviano III

com Marco Valério Messala Corvino


Referências

  1. Broughton, II p. 417
  2. Syme, pg. 30
  3. Syme, pg. 228
  4. Broughton, pg. 417
  5. Syme, pg. 147
  6. Syme, pg. 211

Bibliografia[editar | editar código-fonte]