Marco Antônio Primo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Marco Antônio Primo
Marco Antônio Primo
Nascimento 23
Toulouse
Morte 98 (74–75 anos)
Toulouse
Cidadania Roma Antiga
Ocupação político, militar

Marco Antônio (português brasileiro) ou Antônio (português europeu) Primo (em latim: Marcus Antonius Primus, n. entre 20 e 35 d.C. – m. depois de 81) foi um político e militar do Império Romano, nascido em Tolosa, na Gália[1].

No reinado de Galba, assumiu o comando da Legio VII Gemina, na Panônia. Durante a guerra civil de 68/69, conhecida como o Ano dos quatro imperadores, uniu-se a Vespasiano e avançou para a península Itálica, obtendo, em outubro de 69, uma vitória decisiva contra Vitélio na Segunda Batalha de Bedríaco, e incendiando esse mesmo dia Cremona. Após o saque da cidade continuou avançando para Roma, onde penetrou após fazer frente a uma enconada oposição. Vitélio foi apreendido e executado e, durante os dias seguintes, Primo exerceu como governador até a chegada do governador da Síria Caio Licínio Muciano, que o depôs[2][3].

Marcial lhe dedicou alguns de seus epigramas[4][5]. Tácito descreve-o como um homem valente, um hábil orador e de grande inteligência, poderoso em tempos turbulentos, mas cobiçoso, extravagante e vil durante a paz, não sendo um inimigo ao qual subestimar.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Antonius Primus, Marcus. Oxford Reference (em inglês)
  2. Speake, Graham (ed.); Quintela, Marco García. Diccionario Akal de Historia del mundo antiguo. Ediciones Akal, 1999. pág. 307 (em espanhol)
  3. BUNSON, Matthew. A Dictionary of the Roman Empire. Oxford Press, 1991. pág. 346 (em inglês)
  4. LEITE, Leni Ribeiro. A imagem na literatura latina – Marcial, III.35 e IX.74[ligação inativa]. Revista Eletrônica Antiguidade Clássica ISSN 1983 7614 – No. 004/ Semestre II/2009. pág. 100
  5. Marcial. The Epigrams of Martial. G. Bell & Daldy, 1871. pág. 484 (em inglês)
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Marco Antônio Primo