Clara Alonso (atriz) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Clara Alonso
Clara Alonso (atriz)
Alonso em entrevista, 2021
Nome completo María Clara Alonso
Apelido(s) Clarita, Clarilu
Nascimento 2 de fevereiro de 1990 (34 anos)
Rosário, Santa Fé, Argentina
Nacionalidade argentina
Ocupação atriz, cantora
Atividade 2007-presente (atriz)
2008-presente (cantora)
2008-presente (apresentadora)

María Clara Alonso (Rosário, 2 de fevereiro de 1990), mais conhecida como Clara Alonso, é uma atriz, dubladora, apresentadora e cantora argentina. Se tornou conhecida principalmente por ter interpretado Angie, na telenovela argentina Violetta da Disney Channel América Latina.

Biografia[editar | editar código-fonte]

María Clara Pancha Alonso nasceu em 2 de fevereiro de 1990 em Rosário, Argentina. Ela tem dois irmãos mais novos: Agustin e Ignacio Alonso. Desde muito jovem ela praticou ginástica, natação, dança, teatro, teatro musical, coro, canto e atuação, além de ter frequentado uma escola de comédia chamada "Broadway Street", onde esteve em várias peças, como "Alice no País das Maravilhas".

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Alonso teve um relacionamento com o colega de elenco em Violetta, Diego Domínguez. Os dois se conheceram através da série, e começaram a se envolver por volta de 2013.[1] O relacionamento dos dois chegou ao fim por volta de 2018.[2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 2007, Alonso foi uma dos 20 selecionados para participar do reality show High School Musical: A seleção, que foi ao ar no Canal 13 na Argentina e Disney Channel. O reality tinha como objetivo selecionar atores para o remake argentino do filme High School Musical, intitulado High School Musical: O desafio. Apesar de ter sido eliminada na décima semana do reality, ela foi escolhida para desempenhar o papel (menor) de "Clari" no filme.

Graças a isso, ela chamou a atenção dos produtores da Disney. Foi assim que Alonso conseguiu a oportunidade de se tornar repórter do programa Zapping Zone, um game show e série infantil do Disney Channel. Em outubro de 2008, foi anunciado no programa que ela iria lançar sua primeira música, "A mi alredor", colaboração com Sophie Oliver Sanchez, com seu respectivo clipe, sendo este seu primeiro single solo com a Walt Disney Records. A partir de 2008, Alonso tornou-se a principal apresentadora do programa, juntamente com Dani Martins, que foi um grande sucesso, transmitido para outros países da América Latina. Ela também fez parte da série "HighAway - A Aventura Vai Rolar!", quarta produção original de Disney Channel América Latina, onde interpretou uma jovem perfeccionista, obcecada com limpeza e ordem. Além disso, participou da dublagem espanhola da série Pecezuelos, e também esteve como atriz convidada em outras sérias da Disney, como "Quando toca o sino", onde ela interpretou "Jennifer" .

Em 2011, Alonso conseguiu um papel em "Violetta", uma telenovela da Disney Channel na América Latina, que se estreou em 2012. Na série, interpreta Angie, tia da protagonista Violetta (interpretada por Martina Stoessel), que não teve contato com ela depois do falecimento de sua irmã, pois o pai de Violetta a levou embora do país quando era pequena. Para conseguir se aproximar da sobrinha, Angie começa a trabalhar como sua governanta, ocultando-a a verdade por medo de perde-la novamente caso seu pai descubra. Angie também é professora de canto e guia Violetta para seguir sua vocação. A série foi um verdadeiro fenômeno internacional, tendo tido três temporadas (encerrando em 2015), além de um filme, gravado em 2015 e lançado em 2016, ao qual Alonso também fez parte.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ficção
Ano Título Personagem Notas
2007 High School Musical: El desafío Clarita Amiga de Delfi
2010 HighAway: Rodando la Aventura! Clari
2011 Cuando Toca la Campana Olga Jennifer González
2012-2015 Violetta Angie Carrará Tia de Violetta
2014-2015 Recetas de Angie Spin-off com receitas culinárias
2021 Entrelazados Caterina Musical (Disney+)
Programas de televisão
Ano Programa Notas
2007-2011 Zapping Zone Repórter e, posteriormente, apresentadora principal
2008 Disney Channel Games 2008 Ela mesma
2009 Chicas con actitud Apresentadora principal
2016 Dance Dance Dance Competidora (ao lado de Diego Domínguez)

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Personagem
2016 Tini: Depois de Violetta Angie Carrará

Dublagens[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Notas
2008 Tinker Bell Victoria (voz) Versão Latino-americana
2010 Pecezuelos Bea Pez Dorado Bitz (voz)

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns
Ano Álbum Notas
2007 Actuar, Bailar, Cantar Canta "Un mundo real" com Ariel. Álbum de High School Musical: La Selección
2008 Sueños Album dos finalistas de High School Musical: La Selección.
2008 High School Musical: El Desafío Album do filme
Canções de High School Musical
El Verano Terminó - com todo o elenco
Superstar - con Delfina Peña, Valeria Boroni e Sophie
Actuar, Cantar y Bailar - com todo o elenco

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
2013 Kids Choice Awards México Atriz favorita Angie em Violetta Indicada

Referências

  1. «Clara Alonso e Diego Dominguez: «Il primo passo tra noi»». VanityFair.it (em italiano). 15 de março de 2017. Consultado em 18 de março de 2023 
  2. «Clari Alonso, con novio nuevo, después de Diego Dominguez». laubfal (em espanhol). 3 de agosto de 2019. Consultado em 18 de março de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]