Manuel Teixeira – Wikipédia, a enciclopédia livre

Manuel Teixeira
Nascimento 15 de abril de 1912
Morte 15 de setembro de 2003
Cidadania Portugal
Ocupação linguista, historiador, arquiteto, assessor, gerente
Prêmios
  • Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique
  • Grande-Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique
  • Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada
  • Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada
  • Oficial da Ordem do Império
Religião Igreja Católica

O monsenhor Manuel Teixeira GCSEGOIHOI (Freixo de Espada à Cinta, Freixo de Espada à Cinta, 15 de Abril de 1912Chaves, 15 de Setembro de 2003) foi um famoso historiador português de Macau (China) e um sacerdote católico. Ele viveu grande parte da sua vida em Macau e contribuiu bastante nas áreas de missionação, de educação e do estudo da história. Deixou uma grande quantidade de informação valiosa sobre a História daquela terra e sobre a História da Diocese de Macau. O seu trabalho e empenho foram reconhecidos pelas sociedades de Portugal e de Macau.

Vida[editar | editar código-fonte]

Nascido em Freixo de Espada à Cinta, Freixo de Espada à Cinta, Trás-os-Montes, em 1912, após a conclusão da instrução primária na sua terra natal, partiu para Macau, onde ingressou no Seminário de São José. Foi na Igreja do Seminário de São José que ele recebeu a Ordem sacerdotal no dia 29 de Outubro de 1934. Nesse mesmo ano, tornou-se pároco de São Lourenço, cargo que desempenhou até 1946.

Aos 22 anos, começou a dirigir o Boletim Eclesiástico da Diocese de Macau e, sob a sua direcção, que durou 13 anos, o Boletim tornou-se numa publicação internacionalmente conhecida, graças também ao importante contributo de outras pessoas prestigiosas como José M. Braga e Charles Ralph Boxer.

Em 1942, fundou a revista mensal O Clarim e foi também co-fundador do semanário União.

Entre 1948 e 1962, ficou em Singapura como missionário e Vigário Geral das Missões Portuguesas de Singapura e Malaca. Lá, sediado na Igreja de São José, organizou e dinamizou várias instituições religiosas e a revista católica de língua inglesa Rally.

Entre 1932 e 1970, ele foi professor no Seminário de São José, no Colégio de São José, na Escola Comercial Pedro Nolasco e no Liceu Nacional Infante D. Henrique.

Nas décadas de 70 e 80, foi director dos Arquivos de Macau e do Boletim do Instituto Luís de Camões.

O Padre Manuel Teixeira foi um importante e reconhecido historiador de Macau e empenhou-se tanto que publicou 123 livros de investigação histórica. Foi também um importante investigador da presença portuguesa no Oriente. Recebeu em 1981 e 1983, respectivamente, o prémio de História da Fundação Calouste Gulbenkian pelas suas obras Os Militares em Macau e Toponímia de Macau.

Em 1982, devido à sua popularidade, foi proclamado "Figura do Ano" em Macau. Em 1984, instituiu a "Fundação Padre Teixeira", um fundo de apoio aos estudantes pobres de Macau, com um capital superior a 600 mil dólares de Hong-Kong.

Regressou a Portugal a 16 de Maio de 2001, onde morreu a 15 de Setembro de 2003, aos 91 anos, em Chaves.

Membro[editar | editar código-fonte]

O Monsenhor Manuel Teixeira foi membro da Associação Internacional de Historiadores da Ásia, da Academia Portuguesa de História e da Academia Portuguesa de Marinha, sócio-correspondente da Sociedade de Geografia de Lisboa, sócio da Sociedade Científica Católica Portuguesa, vogal do Centro de Estudos Históricos Ultramarinos, vogal do Conselho da Universidade da Ásia Oriental.

Honras e condecorações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Manuel Teixeira". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 8 de junho de 2014 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Monsenhor Manuel Teixeira
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa religiosa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Macau é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.