Manoel Dias de Oliveira – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nota: se você procura o pintor de nome semelhante veja Manuel Dias de Oliveira.
Matriz de Santo Antônio, onde Manoel Dias de Oliveira assimilou recursos musicais e executou suas obras

Manoel Dias de Oliveira (Tiradentes, 1734, 1735 ou 1738 - Rio de Janeiro, 1813) foi um músico brasileiro.

Regente, copista e organista, dedicou-se à música desde 1769 em irmandades religiosas. Uma lenda fala de seu talento precoce. Certa ocasião o padre Francisco da Piedade ouviu-o, ainda menino, a cantar trechos de uma obra de Josquin des Prez enquanto estava a brincar com formigas. Impressionado, o padre o convidou a participar do coro da catedral de Santo Antônio, onde estudou teoria musical, contraponto e órgão.

O músico teve aulas com o organista Lourenço Dias de Oliveira (?-1760), talvez seu parente ou pai[1].

Em 1766, recebeu a nomeação de Capitão de Ordenança de Pé dos Homens Pardos Libertos de São José do Rio das Mortes. Em 1769, já usava a patente de alferes, em período coincidente com a regência de músicas para as irmandades locais[1].

Também foi membro da Ordem Terceira de São Francisco, e recebeu o título de Capitão da Cavalaria a Pé da Rainha Dona Maria I, o mais alto título que alguém de pele escura podia receber.

Suas obras são executadas em uma tradição ininterrupta nas igrejas da região de Tiradentes, então São José del Rei, como São João del Rei, Prados e Congonhas do Campo, atual Congonhas[1].

Uma boa quantidade delas ainda permanece em manuscrito. Conservam-se cerca 30 obras, sendo a maioria sacras[1]. Destacam-se dois Te Deums (sendo um alternado em lá menor), seis motetos a capella, um Magnificat e um Gradual.

Também têm destaque Miserere para contralto solo para 4 vozes e órgão; Visitação das Dores para oito vozes e instrumentos; Motetos de Passos para oito vozes e instrumentos; Sábado Santo; e Visitação dos passos para oito vozes e instrumentos[1].

Referências

  1. a b c d e CASTAGNA, Paulo. (2004). A música religiosa mineira no século XVIII e primeira metade do século XIX. <http://www.ia.unesp.br/docentes/castagna/hmb/HMB_2004_apostila06.pdf>. São Paulo: Apostila do curso História da Música Brasileira - Instituto de Artes da UNESP

Outras referências[editar | editar código-fonte]

  • Resumo biográfico
  • Dias, Sérgio. Encarte do CD Manoel Dias de Oliveira - Sacred Music from 18th century Brasil, vol. II. Suíça: Claves Records/Ensemble Turicum, 1997.