Leitor de MP3 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Leitor de MP3 Ipod, da Apple.

Um leitor MP3 (em inglês, "MP3 Player") é um aparelho eletrônico capaz de armazenar e reproduzir arquivos de áudio do tipo MP3.[1] Inventado na Coreia do Sul em 1998 pela Saehan, o primeiro MP3 do mundo se chamava MPMan. Daí surgiram diversas marcas de leitores MP3 coreanas como a iRiver (braço da Samsung), a própria Samsung, a Cowon, a LG. Em 1999 a Samsung já lançava na Coreia do Sul o primeiro celular que reproduzia MP3.

Apesar de aparelhos de médio porte poderem entrar no conceito de "mp3 player", é comum utilizar o termo para aparelhos compactos e portáteis. Os leitores de MP3 mais modernos são capazes de reproduzir diversos outros tipos de áudio, como o wma, ogg, e mp4, por exemplo; O termo também é utilizado para dispositivos capazes de reproduzir vídeos e armazenar imagens.[2][3]

Muitas vezes um leitor MP3 funciona também como um dispositivo móvel de armazenamento de dados e geralmente são facilmente conectados a um computador através de uma porta USB.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro dispositivo de áudio digital MP3 foi criado pela empresa Sul Coreana SaeHan Information Systems em 1997, sendo comprada pela empresa iriver em 2004.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

Flash Players
São dispositivos capazes de armazenar tanto áudio e ficheiros binários, utilizando para isso um cartão de memória, interno ou externo. Devido as limitações dessa tecnologia, os aparelhos são comercializados com uma capacidade entre 128 MiB e 16 384 MiB, como por exemplo o iPod Nano. É possível encontrar aparelhos capazes de gravar voz em formato digital.
Disco rígido
Esta tecnologia utiliza disco rígido como suporte de armazenamento. Dada a sua enorme capacidade, os aparelhos que utilizam disco rígido oferecem uma maior gama de serviços, tais como armazenamento de vídeos e fotografias. Também é frequente encontrar dispositivos que permitem armazenar letras das músicas que podem ser acompanhadas enquanto a mesma é ouvida. Também é possível encontrar aparelhos que gravam voz em formato digital. A sua capacidade de armazenamento varia entre 1,5 GiB e 160 GiB, vinte vezes mais que a tecnologia Flash.
Expanium da Philips, um exemplo de MP3 player de CD.
CD
Esta tecnologia recorre a um sistema de armazenamento mais antigo, o CD. Mas por utilizar formatos com uma taxa compressão muito maior, é possível armazenar num CD de MP3 mais músicas do que num CD de áudio. A vantagem dessa tecnologia é oferecer ao utilizador o acesso a CD de áudio, coisa que não é possível com Flash Player e disco rígido.

Designação em português[editar | editar código-fonte]

No Brasil, "MP3 player" tem surgido traduzido para "tocador de MP3", ou ainda, "aparelho de MP3", mas a utilização corrente destas designações ainda é hesitante. Em Portugal é amplamente designado de "leitor de MP3".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Leitor de MP3» (em inglês). Tesauro de Arte e Arquitetura. Consultado em 11 de agosto de 2020 
  2. «What is DLNA». DLNA. Cópia arquivada em 10 de setembro de 2013 
  3. What are the differences in DLNA device classes? Arquivado em 2016-01-19 no Wayback Machine What are the differences in DLNA device classes?
Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.