Música country – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: ""country"" redireciona para este artigo. Para o filme com Jessica Lange, veja Country (filme).
Música country
Origens estilísticas
Contexto cultural Década de 1920 no sul dos Estados Unidos
Instrumentos típicos
Formas derivadas
Subgêneros
Gêneros de fusão
Outros tópicos
Música dos Estados Unidos

A música country (ou simplesmente country) é um gênero de música popular dos Estados Unidos, originado no sul do País na década de 1920.[1] O estilo tem suas raizes no sudeste dos Estados Unidos, como a música tradicional (especialmente a música do povo dos Apalaches) e blues. As melodias do blues têm sido amplamente utilizadas em toda a sua história. A música country consiste frequentemente em baladas e melodias de dança, geralmente formas e harmonias simples acompanhadas de instrumentos de corda, tais como banjo, guitarra acústica, dobro e violino, bem como harmônica. De acordo com Lindsey Starnes, o termo música country ganhou popularidade na década de 1940. O termo country é usado hoje para descrever muitos estilos e subgêneros. As origens da música country são a música tradicional da classe trabalhadora americana, que misturava canções populares e melodias celtas e irlandesas do fiddle, baladas tradicionais inglesas, canções de cowboy e várias tradições musicais de imigrantes europeus.

A cidade de Nashville, no Tennessee, é conhecida como a "capital da música country", por ser sede de diversas gravadoras do gênero, e onde se realizaram os mais célebres festivais desse estilo musical.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Lista de artistas[editar | editar código-fonte]

A lista a seguir inclui artistas de diversos subgêneros da música country, incluindo country rock, country pop, country alternativo, country folk, outlaw country, bro-country, bluegrass, entre outros.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.