Márcia (mãe de Trajano) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Márcia (mãe de Trajano)
Biografia
Nascimento
para
Roma
Morte
antes
Era
Alto Império Romano (d)
Pai
Mãe
Antonia Furnilla (d)
Irmãos
Cônjuge
Descendentes

Márcia (c. 33 - 100) foi uma nobre romana e mãe do imperador Trajano.

Família[editar | editar código-fonte]

Márcia veio de uma família nobre e politicamente influente, a gens Márcia,[1] que alegava ser descendente do rei romano Anco Márcio. Ela era filha do senador Quinto Márcio Bareia Sura e de Antônia Furnila.[2] Quinto era amigo do futuro imperador Vespasiano e a irmã de Márcia, Márcia Furnila, foi a segunda esposa do futuro imperador Tito, filho dele.

O tio paterno de Márcia era o senador Quinto Márcio Bareia Sorano e sua prima paterna era a nobre Márcia Servília Sorana. O avô paterno de Márcia era Quinto Márcio Bareia Sorano, que foi cônsul sufecto em 34 e procônsul da África entre 41 e 43. Já o materno pode ter sido Aulo Antônio Rufo, um cônsul sufecto em 45.[3] A família de Márcia estava ligada aos opositores do imperador Nero e, em 65, depois da fracassada conspiração pisoniana, caiu em desgraça.

Vida[editar | editar código-fonte]

Márcia nasceu e foi criada em Roma. Durante o reinado do imperador Cláudio (41-54), Márcia se casou com o general e senador Marco Úlpio Trajano, que nasceu em Itálica (próxima da moderna Sevilha, na Espanha), na província de Hispânia Bética.

O casal teve dois filhos:

Não se sabe se Márcia ainda estava viva quando Trajano se tornou imperador.

Legado[editar | editar código-fonte]

Por volta de 100, seu filho, Trajano, fundou uma cidade no norte da África chamada Colônia Marciana Úlpia Trajana Tamugadi (atual Timgad, na Argélia). Trajano, o filho, batizou a cidade em homenagem ao pai, à mãe e à irmã. Em 113, Trajano, o pai, foi deificado pelo filho e título oficial era divus Traianus pater.

Árvore genealógica[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Pauly-Wissowa, RE 14.2, 1535-1600.
  2. J. K. Evans (1979). «The Trial of P. Egnatius Celer». Cambridge University Press. The Classical Quarterly, New Series (em inglês). 29 (1): 198-202. Consultado em 10 de agosto de 2013 
  3. Brian W. Jones. The Emperor Domitian (em inglês). [S.l.: s.n.] Consultado em 10 de agosto de 2013 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]