Máquina fotográfica 360° – Wikipédia, a enciclopédia livre

Máquina fotográfica 360°

A máquina fotográfica 360°[1][2] é uma câmera fotográfica capaz de fazer uma fotografia panorâmica completa (abrangendo toda a volta) num único negativo a partir de um determinado ponto.

História[editar | editar código-fonte]

A câmera foi inventada por Sebastião Carvalho Leme,[3] fotógrafo brasileiro quando residente em Marília, São Paulo. Em 1957 um empresário solicitou uma fotografia de seus prédios numa confluência de três esquinas, e o seu interesse era mostrar o conjunto dos prédios numa só foto — o que necessariamente teria de ser feito em 360 graus.

Usando então uma câmera fotográfica Rolleiflex com cabeça panorâmica foram tirados dez negativos que, ampliados e montados, resultaram na foto desejada.

Surgiu daí o desafio: Por que não tirar num só negativo uma fotografia que abrangesse 360 graus?

O invento[editar | editar código-fonte]

Lemos pôs aquele desafio na "agenda" de sua mente e passou a cogitar uma solução ao caso. O embrião de uma ideia surgiu. Foi, assim, patenteado sob o número 99 271 no então Departamento Nacional da Propriedade Industrial (hoje extinto e sucedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial) em 26 de novembro de 1957. Numa latinha de massa de tomate instalou uma objetiva, um dispositivo interno especial (que é o princípio da invenção) e um pedaço de filme fixo dentro da lata. Com a mão fez girar a objetiva, fazendo, assim, o primeiro teste para sentir as possibilidades. O teste foi feito em frente ao edifício do Senai usando o sistema para fotografar em 360°. Revelado o filme, comprovou-se, precariamente, a possibilidade de se tirarem fotos em 360°. Feito o primeiro protótipo, já mecanizado, veio a confirmação. Foram feitos três protótipos, consumindo-se cerca de um ano para o aperfeiçoamento.

Exposição

Neste ínterim, certo de ter conseguido a solução para tirar fotos com 360°, Leme providenciou o processo de patente que tramitou durante alguns anos no Departamento Nacional da Propriedade Industrial, tempo em que foram pesquisadas a viabilidade do sistema e a existência de similares, concedendo-se a patente em 23 de abril de 1962 sob o número 61 472. Cerca de 20 anos após a concessão da patente surgiu nos Estados Unidos um sistema similar, sem, contudo, o dispositivo interno acima referido.

A máquina permaneceu inativa durante quinze anos. No final de 1997 foi reativada e aperfeiçoada, passando a ser utilizada novamente.

Resultado[editar | editar código-fonte]

Eis alguns dos resultados obtidos com a câmera de Leme:

Aeroporto de Marília - São Paulo - Brasil - Foto 360° de Sebastião Carvalho Leme.
Câmara Municipal de Marília - São Paulo - Brasil - Foto 360° de Sebastião Carvalho Leme
Catedral em Marília - São Paulo - Brasil
Exposição
Exposição

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «História». Fotografia 360º. Consultado em 3 de fevereiro de 2020 
  2. «Fotos panorâmicas: um passeio pela técnica - De Sebastião Leme aos "planetoides" de Farjoun e Cabral» 
  3. GT2: Organização do Conhecimento e Representação da Informaçao A Gênese do Arquivo Fotográfico de Leme:Uma Leitura Indiciária da Acumulação "Outro marco significativo, na sua vida profissional, ocorreu em 1957, com a divulgação, na imprensa, de um novo invento, tratava-se de uma máquina fotográfica que perfazia um ângulo completo de 360°, considerada até então inédita na história da fotografia, valendo na ocasião, apenas, o trunfo de registro de patente."

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Máquina fotográfica 360°