Luminosidade – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Luminosidade (desambiguação).
Noite de luar: a luz emitida pelo Sol é refletida pela Lua para a Terra

Em astronomia, luminosidade é a quantidade de energia que um corpo irradia em uma unidade de tempo.[1] Ela é tipicamente expressa em unidades de watts ou em termos da Luminosidade solar, Lsol. Neste caso, ela é a quantidade de energia que o objeto irradia comparada com a do Sol, cuja luminosidade é 3,827×1026 Watt. Luminosidade não deve ser confundida com luminância.

Luminosidade é uma constante intrínseca independente da distância, enquanto que o brilho aparente observado está relacionado com a distância através de uma lei do tipo inverso do quadrado da distância. Brilho é usualmente medido por meio da magnitude aparente, e é uma escala logarítmica.

Ao medir o brilho de uma estrela, luminosidade, magnitude aparente (brilho) e distância são parâmetros interrelacionados. Se se conhecem dois deles, o terceiro pode ser calculado. Como a luminosidade do Sol é o padrão, comparar estes parâmetros com a magnitude aparente e distância é a forma mais fácil de lembrá-los.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. luminosidade in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-19 18:27:47]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/luminosidade
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.