Lucas Sang – Wikipédia, a enciclopédia livre

Lucas Sang
Atletismo
Representante Quênia
Nascimento 12 de fevereiro de 1961
Quênia
Nacionalidade queniano
Morte 1 de janeiro de 2008 (46 anos)
Eldoret, Quênia

Lucas Sang (Quênia, 12 de fevereiro de 19611 de janeiro de 2008) foi um atleta queniano.

O meio-fundista olímpico do Quênia Lucas Sang, que competiu internacionalmente pelo país por vários anos, entrou para a lista de vítimas da onda de violência que se abateu sobre a nação africana após a eleição presidencial. Um amigo próximo de Sang disse na sexta-feira que o atleta foi apedrejado até a morte por uma multidão em decorrência de um violência política.

Sang representou o Quênia nas Olimpíadas de Seul em 1988 e Barcelona em 1992.

A violência tomou conta de locais dominados pela oposição por causa de uma disputa sobre a eleição presidencial que determinou a reeleição de Mwai Kibaki e a derrota de Raila Odinga, em meio a acusações de fraude.

O amigo de Sang, Martin Keino, que também é ex-atleta, disse que o meio-fundista foi atacado na noite de terça-feira por um bando de pessoas armadas com pedras quando caminhava com um grupo de amigos. Sang morreu quando uma das pedras atingiu sua cabeça. Depois de morto, o corpo do ex-atleta foi queimado pelos agressores.[1]

Uma das formas pelas quais eles o reconheceram foi um pedaço de sua roupa de corrida ainda não queimada que ficou em sua perna.

A cidade de Eldoret tem registrado os piores conflitos étnicos do Quênia, geralmente visto como um país relativamente estável no turbulento continente africano.

Referências