Luísa de Hesse-Darmestádio (1761-1829) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Luísa
Condessa de Hesse-Darmestádio
Reinado 6 de abril de 179013 de agosto de 1806
Antecessor(a) Carolina do Palatinado-Zweibrücken
Sucessor(a) Título abolido
Grã-Duquesa Consorte de Hesse e Reno
Reinado 13 de agosto de 180624 de outubro de 1829
Predecessor(a) Nova criação
Sucessor(a) Guilhermina de Baden
 
Nascimento 15 de fevereiro de 1761
  Darmestádio, Alemanha
Morte 24 de outubro de 1829 (68 anos)
Sepultado em Auerbach, Alemanha
Cônjuge Luís I, Grão-Duque de Hesse
Descendência Luís II de Hesse-Darmestádio
Luísa Carolina de Hesse-Darmestádio
Jorge de Hesse-Darmestádio
Frederico de Hesse-Darmestádio
Emílio de Hesse-Darmestádio
Gustavo de Hesse-Darmestádio
Casa Hesse-Darmestádio
Pai Jorge Guilherme de Hesse-Darmestádio
Mãe Maria Luísa de Leiningen-Falkenburg-Dagsburg

Luísa Henriqueta Carolina de Hesse-Darmestádio (Darmestádio, 15 de fevereiro de 1761 - Auerbach, 24 de outubro de 1829) foi a esposa do primeiro Grão-Duque de Hesse e Reno, Luís I e a Grã-Duquesa Consorte de Hesse e Reno depois do estado ser elevado a grão-ducado por Napoleão Bonaparte em 1806.

Família[editar | editar código-fonte]

Luísa era a oitava filha do conde Jorge Guilherme de Hesse-Darmestádio e da princesa Maria Luísa de Leiningen-Falkenburg-Dagsburg. Entre as suas irmãs estava a condessa Frederica de Hesse-Darmestádio, mãe da rainha Luísa da Prússia e da rainha Frederica de Hanôver. Os seus avós paternos eram o conde Luís VIII de Hesse-Darmestádio e a condessa Carlota de Hanau-Lichtenberg. Os seus avós maternos eram o príncipe Cristiano Carlos de Leiningen-Dachsburg-Falkenburg-Heidesheim e a condessa Catarina Polyxena de Solms-Rödelheim.[1]

Vida[editar | editar código-fonte]

Em 1770, Luísa foi uma das nobres que acompanhou a rainha Maria Antonieta na sua viagem até França para se casar com futuro rei Luís XVI de França e as duas trocaram correspondência até 1792.

A partir de 1783, Luísa começou a passar os meses de verão no Park Fürstenlager, onde morreu em 1829. Enquanto estava nesta cidade, a grã-duquesa ajudava financeiramente a população da cidade de Auerbach e foi descrita como amável e adorada pela nação.[2] Johann Wolfgang von Goethe esteve presente na sua corte e Friedrich Schiller leu passagens do seu "Don Carlos" no seu salão. Diz-se que Napoleão Bonaparte, que considerava Luísa uma das mulheres mais bonitas e inteligentes da época, lhe prometeu um reino.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Luísa casou-se no dia 19 de fevereiro de 1777 com o seu primo, o príncipe-herdeiro Luís de Hesse-Darmestádio que viria a governar o Estado como conde Luís X entre 1790 e 1806 e, a partir daí até à sua morte, como grão-duque Luís I de Hesse e do Reno.

Juntos tiveram seis filhos:

{{Referências}

  1. Jirí Louda and Michael MacLagan, Lines of Succession: Heraldry of the Royal Families of Europe, 2nd edition (London, U.K.: Little, Brown and Company, 1999), table 109.
  2. Hertzog, Carl (1844). Ludewig I und sein Denkmal zu Darmstadt: Denkschrift zur Enthüllungsfeier 1844 (em alemão). [S.l.]: L. Pabst