LLVM – Wikipédia, a enciclopédia livre

LLVM
Desenvolvedor LLVM Developer Group
Plataforma Multiplataforma
Lançamento 2003 (20–21 anos)
Versão estável 18.1.3 (3 de abril de 2024; há 14 dias[1])
Versão em teste 18.1.0-rc4 (27 de fevereiro de 2024; há 50 dias[2])
Escrito em C++
Gênero(s) Compilador
Licença NCSA
Página oficial llvm.org

LLVM (anteriormente Low Level Virtual Machine) é uma infraestrutura de compilador escrita em C++, desenvolvida para otimizar em tempos de compilação, ligação e execução de programas escritos em linguagens de programação variadas. Implementada originalmente para C e C++, sua arquitetura permitiu a expansão para outras linguagens posteriormente, incluindo Objective-C, Fortran, Ada, Haskell, bytecode Java, Python, Ruby, ActionScript, GLSL, Julia, Kotlin entre outras.

O projeto LLVM começou em 2000 na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign sob direção de Vikram Adve e Chris Lattner. Visava desenvolver uma infraestrutura de pesquisa para investigar técnicas de compilação dinâmica para linguagens estáticas e dinâmicas. A Apple Inc. contratou Lattner que formou um grupo de desenvolvedores no intuito de trabalhar no LLVM para sistemas próprios;[3] atualmente, o LLVM é parte integral das ferramentas de desenvolvimento para macOS e iOS.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O LLVM pode prover camadas intermediárias de um compilador, lendo a representação intermediária de um compilador e retornando outra representação otimizada, que pode ser então convertida e ligada em código de montagem para determinada plataforma. Ele também consegue gerar código binário otimizado em tempo de execução.

Sua arquitetura é independente de linguagem, conjunto de instruções ou sistema de tipo. Cada instrução é definida numa forma padronizada, permitindo a análise de dependência da árvore de execução do código. Toda forma de conversão de tipo é feita por ele através de instruções cast. A infraestrutura fornece alguns tipos básicos, como ponteiros e estruturas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Release 18.1.3». 3 de abril de 2024. Consultado em 7 de abril de 2024 
  2. Tom Stellard (27 de fevereiro de 2024). «LLVM 18.1.0-rc4 has been tagged». Consultado em 1 de abril de 2024 
  3. Adam Treat (19 de fevereiro de 2005). «mkspecs and patches for LLVM compile of Qt4». Qt4-preview-feedback (Lista de grupo de correio). Arquivado do original em 4 de outubro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.